09/03/2004

A definição mais absurda do Aurélio

Com certeza todo mundo já brincou de escrever palavras na calculadora. Você digita "50135", vira a calculadora de cabeça pra baixo e a palavra "SEIOS" aparece como que por mágica.



(Essa da foto, se você virar a cabeça até quebrar o pescoço, vai ler "Shells".)

Quando eu descobri esse negócio, devia ter uns 9 ou 10 anos e comecei a procurar no dicionário palavras que pudessem ser escritas desse jeito. Alguns dos meus grandes achados foram BIÓLOGO (0.907018), GEÓLOGO (0.907039) e EGGSHELL (77345993, "casca de ovo" em inglês).

De empolgado com essas bobeiras que eu era (e ainda sou), comecei a anotar palavras que pudessem ser "escritas" em calculadoras com o intuito de fazer um dicionário. O Bruno, meu primo, me ajudava nessa e as palavras cujo significado não tínhamos a mais vaga idéia nós anotávamos a definição.

Um belo dia, nos deparamos com um verbete estranho. "Biselho". Na calculadora, 0.473518 (não se esqueça do ponto depois do zero). Olhamos a definição no Aurelião e as muitas gargalhadas vieram em seguida. Sintam a poesia:

Biselho S.m. Cada uma das quatro contrachavetas que prendem a armação da morsa ao fuste do primeiro elevador da linotipo.

(Não seria mais fácil ter um desenho, não?)

O nome deste blog é apenas mais uma das minhas tentativas para utilizar a palavra "Biselho" em algum lugar. Já fiz uma música com esse nome (que relatava coisas estranhas e dizia: "Mas nada é tão estranho quanto a definição de biselho"), usei várias vezes em jogos de forca (ninguém adivinha!) e outras coisas de igual utilidade.

Minha meta agora é ver um biselho (seja lá o que isso for, imagino que seja uma peça de alguma máquina tipográfica) ao vivo. Acho que eu pediria um autógrafo.

   Um comentário :

Quem

Lucas Paio já foi campeão mineiro de aviões de papel, tocou teclado em uma banda cover de Bon Jovi, vestiu-se de ET e ninja num programa de tevê, usou nariz de palhaço no trânsito, comeu gafanhotos na China, foi um rebelde do Distrito 8 no último Jogos Vorazes e um dia já soube o nome de todas as cidades do Acre de cor, mas essas coisas a gente esquece com a idade.

Busca no blog

Leia

Leia
Cinema-Múndi: Uma viagem pelo planeta através da sétima arte

Leia também

Leia também
A Saga de Tião - Edição Completa

Ouça

Ouça
Sifonics & Lucas Paio - A Terra é Plana

Mais lidos

Leia também


Cinema por quem entende mais de mesa de bar

Crônicas de um mineiro na China


Uma história parcialmente non-sense escrita por Lucas Paio e Daniel de Pinho

Arquivo

Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *