01/04/2004

"Enganei o bobo, na casca do ovo..."



Eu pretendia fazer um post comentando alguma revelação impressionante divulgada hoje pela imprensa, como o paradeiro da barba do Marcelo Camelo ou a descoberta de que o verdadeiro Michael Jackson é um negão mantido em cativeiro por anos pelo ser albino que tomou seu lugar. Mas desisti porque ninguém ia acreditar mesmo.

Hoje em dia está todo mundo mais vacinado com o Primeiro de Abril. Para uma mentira colar, tem que haver uma conspiração formada por várias pessoas e alguma prova falsa muito convincente. Ou então mentiras tão simples e bestas que não tem como a pessoa não acreditar, tipo um "seu zíper tá aberto" quando o cara está apresentando um trabalho na faculdade, como aconteceu hoje na minha sala.

O primeiro de abril mais legal que eu já preguei em alguém foi há muito anos, quando liguei pra minha avó Célia e falei: "Ô vovó, uma amiga sua acabou de ligar pra cá perguntando se a senhora tá em casa, ela tá aí na sua porta batendo campainha e ninguém atende!". Um tempão depois, ela me liga de volta. "Eu fiquei na porta esperando por meia hora, mas não tinha ninguém lá... Que amiga que era?". "Não sei não, vovó... mas também, deve ser porque hoje é primeiro de abril..." "Bandido" e "canalha" foram algumas das palavras de que ela me xingou em seguida, enquanto eu ria à beça.

Teve um que foi melhor que esse, só que o único detalhe é que não foi exatamente no dia primeiro de abril. Eu tava no terceiro ano e, junto com o Léo, amigo meu, fiz uma notícia falsa como se tivesse sido tirada do UOL. "Próxima Copa Do Mundo É Adiada Para 2007" era a manchete. Nela contava-se a decisão da Fifa de mudar a Copa de 2006 para o ano seguinte, de modo que homenageassem os 5 anos do atentado de 11 de setembro no dia da final. Com isso, as Copas seguintes aconteceriam nos anos 0ímpares, assim como as Olimpíadas, que também seriam "remanejadas" em razão da mudança. Mesmo absurda, pregamos a notícia no mural da sala e teve gente que acreditou. O Yan, por exemplo, leu a suposta reportagem e saiu xingando pelos cantos, indignado. Meu pai foi outro, entreguei o papel pra ele, ele leu e sentenciou: "Isso é ridículo".

Quem quiser se aprofundar mais num assunto tão importante, recomendo o Museum of Hoaxes, que lista os 100 melhores "primeiros de abril" da História. Se você não acredita, o problema é seu.

0 comments :

Postar um comentário

Quem

Lucas Paio já foi campeão mineiro de aviões de papel, tocou teclado em uma banda cover de Bon Jovi, vestiu-se de ET e ninja num programa de tevê, usou nariz de palhaço no trânsito, comeu gafanhotos na China, foi um rebelde do Distrito 8 no último Jogos Vorazes e um dia já soube o nome de todas as cidades do Acre de cor, mas essas coisas a gente esquece com a idade.

Busca no blog

Leia

Leia
Cinema-Múndi: Uma viagem pelo planeta através da sétima arte

Leia também

Leia também
A Saga de Tião - Edição Completa

Ouça

Ouça
Sifonics & Lucas Paio - A Terra é Plana

Mais lidos

Leia também


Cinema por quem entende mais de mesa de bar

Crônicas de um mineiro na China


Uma história parcialmente non-sense escrita por Lucas Paio e Daniel de Pinho

Arquivo

Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *