26/01/2005

And the Oscar doesn't go to...



Não sou muito fã do Oscar. Já assisti a algumas premiações na íntegra, claro. Aquela em que o Titanic naufragou no oceano mas embolsou 11 estatuetazinhas douradas, a que o Central do Brasil perdeu pro Benigni e a que o Cidade de Deus, mesmo concorrendo a quatro prêmios, não papou nenhum. Foi o suficiente para perceber o padrão oscariano que certamente reinará no presente ano: você passa a noite inteira assistindo à tal "festa da premiação", que tem um comediante sem-graça, os atores do momento mostrando os indicados e aguardando o grande momento de dizerem a frase mais batida do mundo, a do Oscar goes to, enquanto as músicas indicadas ao prêmio de canção original são tocadas ao vivo entre as entregas dos prêmios - e são todas horríveis!

A lista completa dos indicados para o Oscar 2005, caso estejam interessados em saber, está no Cinema em Cena. Lá tem também uns comentários interessantes a respeito. Aqui vão os meus:

>> Ainda não assisti a nenhum dos indicados a melhor filme. Deve ser porque nenhum deles, nem o favorito O Aviador, estreou ainda em terras tupiniquins. Maldita defasagem.

>> Diários de Motocicleta, infelizmente, só foi indicado a melhor roteiro adaptado. Adaptado das anotações de Alberto Granado e de Ernesto "Camisa da C&A" Guevara, aliás. Acho que a última coisa que o Che esperava era uma indicação ao Oscar. Mas ainda merecia um Melhor Filme Estrangeiro.

>> Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças, ao que parece, foi meio, digamos, "esquecido" pela Academia (trocadilho subliminar pra quem viu o filme). Melhor roteiro original era meio previsível, afinal é o Charlie Kauffman, um dos únicos casos de "roteiristas popstar" que conheço. A surpresa veio para Kate Cabelos Coloridos Winslet. Mas e o Jim Carrey? E o melhor filme? Direção? Ediçããão? Não deu.

>> Tudo bem, tudo bem, injustiça faz parte da premiação. Muita parte, aliás. No ano passado, 21 Gramas e Cidade de Deus sequer foram indicados à categoria máxima de melhor filme, sendo que eram muito melhores, por exemplo, do que Seabiscuit e Mestre dos Mares, que estavam entre os cinco citados e acabaram perdendo para Froddo Baggins e seu precious.

>> Pra quem busca uma alternativa ao Oscar, tem a Framboesa de Ouro. É justamente o inverso: premia os piores filmes do ano. Alexandre e Mulher-Gato ganharam inúmeras citações. Não vi nenhum dos dois. Ainda não sofri ameaças o suficiente. Fahrenheit 11 de Setembro também foi bem cotado, não porque seja um filme ruim (é ótimo, aliás), mas por causa da "atuação" de certos "atores", como Britney Spears e George W. Bush, que pô, merecem ao menos uma citação. Não é todo dia que um presidente dos Estados Unidos é o ator principal de um filme de sucesso.

0 comments :

Postar um comentário

Quem

Lucas Paio já foi campeão mineiro de aviões de papel, tocou teclado em uma banda cover de Bon Jovi, vestiu-se de ET e ninja num programa de tevê, usou nariz de palhaço no trânsito, comeu gafanhotos na China, foi um rebelde do Distrito 8 no último Jogos Vorazes e um dia já soube o nome de todas as cidades do Acre de cor, mas essas coisas a gente esquece com a idade.

Busca no blog

Leia

Leia
Cinema-Múndi: Uma viagem pelo planeta através da sétima arte

Leia também

Leia também
A Saga de Tião - Edição Completa

Ouça

Ouça
Sifonics & Lucas Paio - A Terra é Plana

Mais lidos

Leia também


Cinema por quem entende mais de mesa de bar

Crônicas de um mineiro na China


Uma história parcialmente non-sense escrita por Lucas Paio e Daniel de Pinho

Arquivo

Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *