08/01/2005

Contestando a teoria de Darwin



Responda rápido: qual o sabor da bala Chita?

a) abacaxi
b) banana, ué. A bala não é da Chita?
c) como assim, sabor? Bala Chita tem algum "sabor" específico?

Sim, tem um sabor sim, e a resposta correta é a primeira opção. Abacaxi. Muita gente não sabe disso. Assim como muitos não sabem que o Guarapan é um refrigerante de maçã. Lembro quando discutimos isso com nosso colega Pedro, na faculdade. Ele teimava que era de cana-de-açúcar (!!), mas pedimos a garrafa pro dono da lanchonete e provamos pra ele, através do famoso e imutável rótulo do Guarapan, que aquilo ali era maçã. Maçã artificialíssima, mas maçã.

A bala Chita é outro caso interessante. Tem a bala Chita de uva e a de menta, mas a original, de papel amarelo, é de abacaxi. Falei isso com o Rafael, amigo meu, e ele se surpreendeu. "Achou que era de quê?", perguntei. "Sei lá, sabor de bala Chita", disse ele. E é o típico caso do produto que não evolui. É antigaça (é só lembrar há quanto tempo você conhece o xingamento "bonitão da bala Chita"), mas não muda nada. É sempre o mesmo papel amarelo e a cara da macaca de boca aberta segurando a plaquinha com seu nome.

Fico imaginando como é a fábrica da bala Chita. Todo mundo visita a fábrica da Coca-Cola e a da Garoto no Espírito Santo, mas ninguém ouviu falar da fábrica de bala Chita. E as reuniões de marketing? "As metas para esse mês serão as mesmas do mês passado", diz o presidente, iniciando e terminando a reunião ao mesmo tempo. Afinal, o que se pode decidir? São pessoas tão conservadoras que ela devia se chamar bala Xiita.

Mas que é uma boa bala, isso é. Só perde pra Erlan de maçã verde e aquela de chocolate, da embalagem vermelha e amarela. Mas não entraremos aqui em disputas de qual bala é melhor. Cada macaco no seu galho.

0 comments :

Postar um comentário

Quem

Lucas Paio já foi campeão mineiro de aviões de papel, tocou teclado em uma banda cover de Bon Jovi, vestiu-se de ET e ninja num programa de tevê, usou nariz de palhaço no trânsito, comeu gafanhotos na China, foi um rebelde do Distrito 8 no último Jogos Vorazes e um dia já soube o nome de todas as cidades do Acre de cor, mas essas coisas a gente esquece com a idade.

Busca no blog

Leia

Leia
Cinema-Múndi: Uma viagem pelo planeta através da sétima arte

Leia também

Leia também
A Saga de Tião - Edição Completa

Ouça

Ouça
Sifonics & Lucas Paio - A Terra é Plana

Mais lidos

Leia também


Cinema por quem entende mais de mesa de bar

Crônicas de um mineiro na China


Uma história parcialmente non-sense escrita por Lucas Paio e Daniel de Pinho

Arquivo

Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *