23/01/2005

O computador daltônico



Começou quase imperceptível. Liguei o computador e, de repente, a tela ficou meio amarelada, mas logo voltou ao normal. Estranhei mas nem liguei. Com o passar do tempo, no entanto, o amarelão passou a ser freqüente. Do nada, a tela mudava de cor. Desenvolvi um sistema para consertar isso que era tão primitivo quanto funcional: dava pancadas na lateral do monitor. E ele consertava.

Não posso afirmar com certeza, porém, que as pancadas deram muito certo. Porque, embora na hora funcionasse, as semanas foram se passando e a tela do computador foi adquirindo novas cores: verde, azul, vermelho, rosa. Talvez seja como pais que batem muito nos filhos: o choro insistente pára no ato, mas os traumas que ficam na criança, a longo prazo, podem ser muito piores. O fato é que eu dava as porradas e a tela voltava ao normal. Mas foi piorando: às vezes eu passava preciosos minutos do meu dia espancando o computador, porque ele passeava por todo o arco-íris antes de ficar bom de novo. Nas últimas semanas a tela adquiriu até habilidades novas, como se transformar em widescreen ou ficar daltônico.

(Explico o daltônico: assim como as pessoas atingidas por esse inusitado mal, meu computador confundia algumas cores. Mostrava o azul e o verde corretamente, mas vermelho e preto, pra ele, eram a mesma coisa)

A situação tornou-se séria quando a tela começou a ficar preta. Breu total. Pôxa, não dá pra ler ou ver nada no breu total. Eu batia no monitor e ainda ficava feliz quando a tela mudava pra verde. Pelo menos, com o passar das horas de funcionamento, a tela ia melhorando: de preto para rosa, de rosa para verde, até, no final do dia, ao daltonismo ao qual eu já estava acostumado. Parecia que ele tinha que "esquentar" pra funcionar. Mas na manhã seguinte, após uma madrugada inteira desligado, a pancadaria voltava.

Tomei vergonha na cara e mandei o monitor pra arrumar no dia em que, estando a tela verde, fui assistir televisão e quando voltei nem a luzinha do bicho acendia mais. "Você venceu", falei pra ele, e fiquei um bom tempo sem poder mexer no computador, razão pela qual este blog demorou quase uma semana para receber atualizações. Quando o técnico o trouxe de volta foi como a Dorothy em O Mágico de Oz, na hora em que o filme fica colorido. É como voltar a enxergar.

0 comments :

Postar um comentário

Quem

Lucas Paio já foi campeão mineiro de aviões de papel, tocou teclado em uma banda cover de Bon Jovi, vestiu-se de ET e ninja num programa de tevê, usou nariz de palhaço no trânsito, comeu gafanhotos na China, foi um rebelde do Distrito 8 no último Jogos Vorazes e um dia já soube o nome de todas as cidades do Acre de cor, mas essas coisas a gente esquece com a idade.

Busca no blog

Leia

Leia
Cinema-Múndi: Uma viagem pelo planeta através da sétima arte

Leia também

Leia também
A Saga de Tião - Edição Completa

Ouça

Ouça
Sifonics & Lucas Paio - A Terra é Plana

Mais lidos

Leia também


Cinema por quem entende mais de mesa de bar

Crônicas de um mineiro na China


Uma história parcialmente non-sense escrita por Lucas Paio e Daniel de Pinho

Arquivo

Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *