28/04/2005

Vernon! I`m falling!



Uma vez eu tava numa feira de quadrinhos e tava tendo uma palestra com a Chantal, a criadora da tira "Juventude", que sai no Estado de Minas. Daí chamaram o Lacarmélio de Araújo, que tava assistindo meio de gaiato, para uma participaçal especião. Quem mora em Belo Horizonte provavelmente já viu o Lacarmélio em alguma avenida, só não está ligando o (estranho) nome à pessoa. Ele é o cara que escreve e desenha as revistinhas do Celton, cujas histórias sempre têm Beagá como cenário, e depois sai perambulando pelas ruas sem camisa, munido apenas de uma sacola com as revistas e uma placa gigantesca onde ele explica que não está vendendo bala Chita ou caixinhas de Trident, mas histórias em quadrinhos. O fato é que o Celton, ou Lacarmélio, disse nesta pseudo-palestra que admirava a Chantal porque ela conseguia fazer tirinhas.

Bom. Particularmente, não admiro muito a Chantal. Já li trocentas tiras dela no Estado de Minas e em apenas uma lembro de ter esboçado algo que se assemelhasse a um sorriso.

Mas concordo com o Lacarmélio quando ele diz que é difícil fazer tirinhas. São apenas dois ou três quadrinhos pra contar uma história completa, e o risco do negócio ficar sem graça ou sem sentido é enorme. São poucos os bens sucedidos. As do Charlie Brown (o Sênior, não o Júnior) costumam ser boas. Calvin e Haroldo também, Mafalda idem. Nas revistinhas da turma da Mônica, muitas vezes aquela tirinha que fecha a edição é melhor que a revista inteira. E recentemente descobri um site repleto de tirinhas bem interessantes, atualizadas todo domingo, acho. Chama-se "The Perry Bible Fellowship", e são todas escritas e desenhadas por um sujeito chamado Nicholas Gurewitch. A maioria se passa num universo surrealíssimo, como esse do martelo e da chave de fenda aí em cima. Muitas tem pitadas de humor negro, nem sempre muito sutis. Não é pra todo mundo. Se você gargalhou até cair com a peça "Como Sobreviver em Bailes e Recepções com Bufê Escasso", por exemplo, este não deve ser seu estilo de humor. Quem se interessar, o site com todas as tiras é este aqui. De brinde, aí vai mais uma:

0 comments :

Postar um comentário

Quem

Lucas Paio já foi campeão mineiro de aviões de papel, tocou teclado em uma banda cover de Bon Jovi, vestiu-se de ET e ninja num programa de tevê, usou nariz de palhaço no trânsito, comeu gafanhotos na China, foi um rebelde do Distrito 8 no último Jogos Vorazes e um dia já soube o nome de todas as cidades do Acre de cor, mas essas coisas a gente esquece com a idade.

Busca no blog

Leia

Leia
Cinema-Múndi: Uma viagem pelo planeta através da sétima arte

Leia também

Leia também
A Saga de Tião - Edição Completa

Ouça

Ouça
Sifonics & Lucas Paio - A Terra é Plana

Mais lidos

Leia também


Cinema por quem entende mais de mesa de bar

Crônicas de um mineiro na China


Uma história parcialmente non-sense escrita por Lucas Paio e Daniel de Pinho

Arquivo

Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *