17/05/2005

Vim te buscar...



Semana passada li um livrinho rápido, nem duzentas páginas, de um dos meus escritores preferidos, Gabriel Garcia Márquez. Chama-se Crônica de uma Morte Anunciada e conta a história de Santiago Nasar, jovem de vinte e poucos anos, que acorda certo dia já marcado para morrer. Nós leitores sabemos disso, e todos os personagens da história também sabem disso. Na verdade, o próprio Santiago é o único que desconhece a existência de dois assassinos com facões de matar porco esperando para tirarem suas tripas pra fora, e o livro gira em torno disso, dessa angústia de conhecermos o triste destino de Santiago Nasar e nada podermos fazer.

Ontem fui assistir o ótimo A Queda! - As Últimas Horas de Hitler. A reconstituição dos derradeiros dias do Terceiro Reich está fantástica. Destaque para os chiliques do Adolfinho e para a quase insanidade de Eva Braun, querendo dançar e dançar enquanto a cidade está que é só explosão. Embora se extenda no final além do que devia, o retrato que o filme faz do fim do ditador quase leva a crer que estamos assistindo a um "Big Brother Nazismo", de tão real que é. Está tudo lá, do último aniversário à sua morte dez dias depois, passando pela rápida cerimônia de casamento às vésperas do suicídio. Algo assim como uma "Paixão de Hitler", como disse meu amigo Bernardo Silveira, demonstrando um macabro senso de humor. Ou seja, o filme nada mais é do que a crônica de uma morte já anunciada, no título inclusive.

Pretendo retomar agora a leitura do livro do dotô Dráuzio Varella, Por Um Fio, que parei no meio. O médico do Fantástico conta várias histórias sobre doentes terminais, quase todos no fim de seus dias, padecendo de doenças incuráveis. Ou seja, as várias histórias nada mais são que crônicas de mortes praticamente anunciadas.

Essa semana estréia o último filme da série Star Wars, já estão todos cansados de saber. Após dois filmes de enrolação, finalmente poderemos ver o jovem Anakin endoidar de vez e se transformar nele, o inigualável, o inimitável, com vocês, el macacaraio, digo, Darth Vader, desculpem se me excedi na citação. O fato é que titio Darth, como já é sabido desde o início dos tempos, numa galáxia muito, muito distante, vai matar quase todos os jedis até sobrar só dois pra contar a história. Ou seja... sim, isso mesmo, um monte de mortes anunciadas.

Daí eu pergunto: puxa vida, cadê uma Agatha Christie ou um Hitchcock pra nos brindar com um assassinato surpresa, uma morte que não seja anunciada?

0 comments :

Postar um comentário

Quem

Lucas Paio já foi campeão mineiro de aviões de papel, tocou teclado em uma banda cover de Bon Jovi, vestiu-se de ET e ninja num programa de tevê, usou nariz de palhaço no trânsito, comeu gafanhotos na China, foi um rebelde do Distrito 8 no último Jogos Vorazes e um dia já soube o nome de todas as cidades do Acre de cor, mas essas coisas a gente esquece com a idade.

Busca no blog

Leia

Leia
Cinema-Múndi: Uma viagem pelo planeta através da sétima arte

Leia também

Leia também
A Saga de Tião - Edição Completa

Ouça

Ouça
Sifonics & Lucas Paio - A Terra é Plana

Mais lidos

Leia também


Cinema por quem entende mais de mesa de bar

Crônicas de um mineiro na China


Uma história parcialmente non-sense escrita por Lucas Paio e Daniel de Pinho

Arquivo

Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *