29/08/2005

Arriégua



Surgiu uma festa a fantasia pra ir e decidi aposentar a roupa do Pânico e a máscara preta em forma de cone. São calorentas demais. Resolvi aproveitar o chapéu que minha mãe trouxe de João Pessoa no ano passado e me vestir de cangaceiro. Para tanto, tive que realizar uma extensa pesquisa visual e gastei horas e horas freqüentando bibliotecas, consultando livros sobre Lampião, desenterrando jornais empoeirados de 1920, tudo pra poder encontrar imagens de cangaceiro e compor o figurino da maneira mais adequada. Mentira, isso seria se fosse há uns dez anos. Nesse mundo altamente tecnológico do século XXI, só precisei entrar no Image Google e digitar "cangaceiro". Dezenas de fotos pipocaram à minha frente e foi só analisá-las com certo apuro e fazer uma lista mental dos apetrechos que precisaria além do chapéu: um casaco aberto com uma camisa por baixo, duas cartucheiras fazendo um X no peito, lenço amarrado no pescoço, calça pega-frango e sandálias de couro.

Parti então para a coleta das peças e subseqüente montagem da fantasia. É a hora em que vamos substituindo ítens aqui e ali, e trocando, por exemplo, as duas cartucheiras por cintos, e as sandálias de couro por sandálias da Reebok. Peguei um casaco que foi do meu avô quando ele tinha a minha idade, com o detalhe de que ele era menor que eu, causando um ligeiro desconforto na hora de vestir a roupa. Pra completar, uma camisa por baixo com o logotipo de um imaginário "Hard Forró Café", também trazida da Paraíba pela minha mãe. O resultado da tosqueira está no meu fotolog. Mas esse eu só prometo atualizar todo dia se alguém se dispuser a presentear este pobre cangaceiro com uma câmera digital.

0 comments :

Postar um comentário

Quem

Lucas Paio já foi campeão mineiro de aviões de papel, tocou teclado em uma banda cover de Bon Jovi, vestiu-se de ET e ninja num programa de tevê, usou nariz de palhaço no trânsito, comeu gafanhotos na China, foi um rebelde do Distrito 8 no último Jogos Vorazes e um dia já soube o nome de todas as cidades do Acre de cor, mas essas coisas a gente esquece com a idade.

Busca no blog

Leia

Leia
Cinema-Múndi: Uma viagem pelo planeta através da sétima arte

Leia também

Leia também
A Saga de Tião - Edição Completa

Ouça

Ouça
Sifonics & Lucas Paio - A Terra é Plana

Mais lidos

Leia também


Cinema por quem entende mais de mesa de bar

Crônicas de um mineiro na China


Uma história parcialmente non-sense escrita por Lucas Paio e Daniel de Pinho

Arquivo

Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *