20/10/2005

Lendo o jornal na fila do pão...



A melhor publicação da imprensa mineira é o jornal Super Notícia. Mas só digo isso porque ainda não li nenhum exemplar de seu mais novo concorrente, o "Aqui". Ambos custam 25 centavos e apresentam o que o jornalismo tem de melhor pra oferecer.

Pra começar, o formato. Nada daquele formatão desajeitado do Estado de Minas ou do Hoje em Dia, impossível de se ler no ônibus. O formato do Super Notícia é o bom, velho e compacto tablóide.

E também são típicas de um tablóide as manchetes que estampam a primeira página. No número de hoje, por exemplo, estavam lá:

"Pai monstro mata filha de 4 meses"

"Trocador leva tiro na cabeça"

"Morta viva - Mulher tem que provar na Justiça que não morreu"

E lá no topo da página, uma foto da Danielle Winits quase peladona com o box: "Atriz desmente rumores de gravidez e aparece em festa com barriguinha sarada". Uma gostosona e um monte de tragédias: isso sim é que vende.

Um rápido passeio pelas páginas confirma a relevância e o ecletismo do jornal. Na página 2, temos a previsão do tempo na Grande BH, as datas comemorativas (sabia que hoje é Dia do Guarda Noturno e Dia Mundial do Comerciário?) e as opiniões da população sobre algum assunto recente. A pergunta de hoje foi: "O que você acha do horário de verão?" Respondeu o vendedor José Geraldo da Silva, de 49 anos: "Eu acho bom, para mim não influi em nada. Dizem que esse horário é bom para a economia, né?".

Em seguida vêm os fatos mais importantes da cidade. Reportagem principal, aquela do pai monstro que espancou e matou sua filha de quatro meses. A notícia traz até um passo-a-passo de como ocorreu o crime, do choro insistente da criança ao flagrante da polícia.

Interessante mesmo é o caso da "morta viva": uma comerciante de Juiz de Fora que foi confundida com uma homônima e declarada morta. Chegou a receber um telefonema comunicando seu próprio óbito. Agora ela pode ter o CPF cancelado e, caso use seus próprios documentos, pode ser processada por falsidade ideológica. Na mesma página, vem uma notícia cujo título é "Tiro na cabeça durante assalto", e a resposta de uma especialista à questão: "Como faço para retirar manchas de vinho tinto?".

Com tudo isso, fica até suspeita a promoção que anunciam em página dupla: junte 24 selos (que vêm na primeira página de cada edição) e troque pelo mais novo lançamento de faqueiro Tramontina. Aposto que é pra estimular os leitores a usarem seus faqueiros de formas pouco ortodoxas e alimentar o estoque de notícias trash do jornal.

Suas páginas, no entanto, ficam menos sanguinárias mais pra frente: oportunidades de emprego (quer ser operador de empilhadeira?, a hora é agora), matérias sobre variedades e entretenimento, horóscopo, piadas. Ao lado das cruzadas Coquetel, a programação do cinema. E dessa vez, sem ironias, temos uma página útil mesmo. Além da relação dos filmes com as salas em que eles estão passando, lá está também o inverso: a relação dos cinemas e os filmes que passam em cada um, coisa que nenhum outro jornal de Beagá mostra.

Amanhã vou ver se experimento ler o "Aqui". Mas é provável que continue assíduo do Super Notícia. Afinal, só faltam vinte e três selos para eu finalmente conseguir meu faqueiro Tramontina. Com design italiano!

   5 comentários :

  1. De Pinho7:53 PM

    Próxima Manchete:

    "Trinta Coisas Para se Fazer com uma Colher e uma Lagartixa"

    ResponderExcluir
  2. Mande um expemplar para mim.

    ResponderExcluir
  3. Bernardo7:54 PM

    É o famoso "Tabloide da Muléstia"

    ResponderExcluir
  4. De Pinho7:56 PM

    De Pinho informa:
    Você não cumpriu sua promessa. O blog está desatualizado.

    ResponderExcluir
  5. Silveira7:56 PM

    Po.. eu keria saber o caso da Daniele Winits

    ResponderExcluir

Quem

Lucas Paio já foi campeão mineiro de aviões de papel, tocou teclado em uma banda cover de Bon Jovi, vestiu-se de ET e ninja num programa de tevê, usou nariz de palhaço no trânsito, comeu gafanhotos na China, foi um rebelde do Distrito 8 no último Jogos Vorazes e um dia já soube o nome de todas as cidades do Acre de cor, mas essas coisas a gente esquece com a idade.

Busca no blog

Leia

Leia
Cinema-Múndi: Uma viagem pelo planeta através da sétima arte

Leia também

Leia também
A Saga de Tião - Edição Completa

Ouça

Ouça
Sifonics & Lucas Paio - A Terra é Plana

Mais lidos

Leia também


Cinema por quem entende mais de mesa de bar

Crônicas de um mineiro na China


Uma história parcialmente non-sense escrita por Lucas Paio e Daniel de Pinho

Arquivo

Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *