31/10/2005

Lunguismo



Minha nova Bíblia chama-se O Melhor do Mau Humor. Não que eu seja um cara ranzinza, embora essa possa ser a impressão causada em qualquer um que veja os livros em cima do meu criado: além do Melhor do Mau-Humor, está lá ambém o Dicionário Brasileiro de Insultos. Esse é um compêndio bem organizado de xingamentos, com a etimologia de muitos, e aplicações práticas de outros tantos. Por exemplo:

filho da puta - É o insulto mais usual da língua portuguesa, presente no cotidiano do brasileiro. É um clássico e serve para quase todas as situações. Usa-se para um presidente da República do qual se discorda, até para o engraxate que suja a meia do cliente.

Ou:

filho da mãe - As pessoas muito finas que jamais chamariam alguém de filho da puta, num momento de fúria, contidamente, usariam o "da mãe", ainda que, de maneira implícita, estivesse presente o "da puta". Mãe, no caso, é eufemismo de puta.

Sem falar nos insultos mais obscuros e, talvez por isso mesmo, mais fortes. Como você se sentiria se alguém te chamasse de punga? Ruvinhoso? Engrupidor?

O Melhor do Mau-Humor é uma "antologia de citações venenosas" organizada pelo Ruy Castro, repleto de frases de Woody Allen, Millôr Fernandes, Mae West, Oscar Wilde, Frank Zappa, todas destinadas a sacanear algo ou alguém. Um manual para a vida muito melhor que os dicionários de citações bonitinhas e edificantes encontrados nas seções de auto-ajuda das livrarias. A humanidade não é bonitinha nem edificante.

Um top 10 selecionado assim, meio na pressa:

"Tudo que é fácil de ler é difícil de escrever – e vice-versa."
Telmo Martino

"História: um conjunto de mentiras sobre as quais se chegou a um acordo." - Napoleão Bonaparte

"A primeira metade de nossas vidas é arruinada por nossos pais; a segunda, por nossos filhos." - Clarence Darrow

"A coerência é o último refúgio dos sem imaginação." - Oscar Wilde

"São as mulheres que nos inspiram para as grandes coisas que elas próprias nos impedem de realizar." - Alexandre Dumas.

"Imoralidade é a moralidade daqueles que estão se divertindo mais do que nós." - H. L. Mencken

"Posso perdoar a Alfred Nobel a invenção da dinamite, mas só um demônio teria concebido o prêmio Nobel." - George Bernard Shaw

"O que os presidentes não fazem com suas esposas, acabam fazendo com o país." - Mel Brooks

"Uma celebridade é uma pessoa que trabalha duro a vida inteira para se tornar conhecida e depois passa a usar óculos escuros para não ser reconhecida." - Fred Allen

"Depois de ter tocado com outros músicos, já não acho que os Beatles fossem grande coisa." - George Harrison

0 comments :

Postar um comentário

Quem

Lucas Paio já foi campeão mineiro de aviões de papel, tocou teclado em uma banda cover de Bon Jovi, vestiu-se de ET e ninja num programa de tevê, usou nariz de palhaço no trânsito, comeu gafanhotos na China, foi um rebelde do Distrito 8 no último Jogos Vorazes e um dia já soube o nome de todas as cidades do Acre de cor, mas essas coisas a gente esquece com a idade.

Busca no blog

Leia

Leia
Cinema-Múndi: Uma viagem pelo planeta através da sétima arte

Leia também

Leia também
A Saga de Tião - Edição Completa

Ouça

Ouça
Sifonics & Lucas Paio - A Terra é Plana

Mais lidos

Leia também


Cinema por quem entende mais de mesa de bar

Crônicas de um mineiro na China


Uma história parcialmente non-sense escrita por Lucas Paio e Daniel de Pinho

Arquivo

Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *