18/11/2005

Brigadú



Legal de se ter banda é passar o carro na frente dos bois. Compor as músicas antes mesmo de aprender a tocá-las. Ou entrar como baterista sem saber diferenciar chimbal de caixa. Ou escrever os agradecimentos do disco antes de se ter canções para integrar o dito cujo. Foi o que fizemos em 1996, na pré-histórica formação da nossa banda, que na época tinha como integrantes eu e meus primos Bruno e Paula.

Pura influência dos Mamonas. Mesmo tendo já se espatifado na Serra da Cantareira, ainda estavam em evidência na época, e eram eles que serviam de modelo pra qualquer pseudo-banda de cunho engraçadinho que surgisse. A parte dos agradecimentos esdrúxulos do disco dos Mamonas tornou-se clássica, como trechos como "Ao Charles Miller (por ter trazido o futebol pro Brasil); ao Chaves e Chapolin; ao Ultraman (que matou aquele monstro horrível); à tia da escola que dava canjica na hora do recreio".

Um dia estávamos de bobeira lá em casa e começamos a pensar em qual seria o nome da nossa banda. Fizemos uma lista de sugestões estapafúrdias e depois fomos eliminando uma a uma, até restarem três finalistas:

- Banda Bunda
- Mofofô Budocô
- Trips Corrida

Para resolver o impasse, realizamos uma votação pelo telefone com alguns de nossos familiares. Venceu o "Trips Corrida". O nome perdurou: até uma fita que Bruno e eu gravamos em 1999, ao vivo na casa dele, veio com "Trips Corrida" estampado na capinha.

Nome decidido, naquela mesma tarde decidimos escrever os agradecimentos do disco - muito embora não houvesse ninguém a quem ficar realmente grato, já que o disco em si só existia na nossa imaginação. Pegamos um rolo de papel, daqueles de escrever recado de telefone, e desandamos a agradecer o pessoal. Começamos por nossos pais, avós, familiares e animais de estimação.

Daí em diante, agradecíamos a tudo e todos que vinham à lembrança: atores, atrizes, jogadores de futebol, bandas, cantores de MPB, cantores da Jovem Guarda, apresentadores de TV, super-herói, personagens da Turma da Mônica, marcas de cerveja, novelas, pilotos de fórmula 1, canais de televisão, video-games, times de futebol, shoppings, atletas que ganharam medalha nas Olimpíadas de Atlanta. Claro que agradecimentos mais pessoas também marcavam presença, como nossos professores, nossos colegas e os moradores do Edifício Everest. Em alguns adicionávamos umas gracinhas, como inserir os Trapalhões no grupo dos jogadores de futebol e incluir Bruno Mezenga e Geremias Berdinazzi nos agradecimentos aos atores.

O rolinho de papel continua guardado comigo até hoje. Está rasgado numa das pontas e manchado com algum produto de limpeza numa determinada área, mas no geral ficou bem conservado durante esses anos todos. Nove, exatamente. Sim, porque, segundo dois trechos específicos do manuscrito, somos informados da data em que aquilo foi escrito: 17 de novembro de 1996. São eles:

"Agradecemos ao Ruy e a Marilu, por deixarem Bruno e Paula na casa do Lucas no dia 17-11-96, para fazer os agradecimentos."

"Agradecemos à seleção de futebol de areia, por ganhar a Copa América, vencendo os EUA por 7 a 4, dia 17-11-96"

Outros trechos de igual valor histórico:

"Agradecemos aos Beatles, Mamonas Assassinas, Baba Cósmica, Pânico, Pato Fu, Raimundos, Kiss, Carrapicho, Companhia do Pagode, Paralamas do Sucesso, Michael Jackson, Skank, Gera Samba e Tiririca."

Essas eram praticamente todas as bandas que a gente conhecia. Pânico, diga-se, é o mesmo grupo que hoje faz grana na televisão. Na época, rolava muito o disco deles, que tinha pérolas como "Macacaralho" e "Quero Te Fu". E alguém lembra do Carrapicho? "Bate forte o tambor..."

"Agradecemos às pessoas que votaram no nome da nossa banda, Vovó Lulu, Bruno, Paula, Lucas, Scheila, André, Dindinha Zalfa, Frederico, Tio Lauro, Marilu, Ruy"

Aqui descobrimos que foram necessários 11 votos para escolher "Trips Corrida". Detalhe: Bruno, Paula e Lucas estão inclusos na lista, ou seja, agradecemos a nós mesmos.

"Agradecemos às bandas Banda Dal, Banda Bunda, BBB, DDD, The Pig Boys, Bicicleta Ergométrica, Aspirina C, Esparadrapo, Papel Giênico, Os E.T.s, Banda Cemitério, Intestino Grosso, Cubanos, Smof Pof, IBI, Sasqüet e Bunda Mole, que nunca saíram do papel."

Pode-se adivinhar que são esses os outros dezessete nomes estapafúrdios surgidos no brainstorm inicial. Se fosse hoje, acho que escolheria "Smof Pof", pela sonoridade.

"Agradecemos ao Windows 3.1, 3.0, 3.11 e Windows 95. Ao 386, 486, 586 e Pentium IBM."

Não ria, era o que de melhor havia na tecnologia da época. Embora soe esquisito agradecer alguma coisa feita pelo Bill Gates.

"Agradecemos ao pessoal do Aranha, Clarice, Alice, Moacir, Mana, Dalila, Júlia, Nícias, Luzia, Tiribinha, Jhonatas, Arnaldo, Neguinha, Daniele, Lenimar, Danilo, Diva e Fabiane (que me ensinou a jogar truco)."

O mais bizarro é que, passados nove anos, eu ainda não sei jogar truco! Mas, pelo que minha contraparte de 11 anos de idade escreveu, um dia eu soube. Com a idade, a gente esquece as coisas.

Na outra ponta do imenso rolo, o término de toda aquela baboseira: "E agradecemos às pessoas que tiveram a paciência de ler ou ouvir estes agradecimentos." Reitero aqui minhas próprias palavras e me despeço. Dia 17 de novembro de 2014, se o mundo ainda não tiver acabado, escrevo um texto homenageando esse post. Até lá e obrigado.

0 comments :

Postar um comentário

Quem

Lucas Paio já foi campeão mineiro de aviões de papel, tocou teclado em uma banda cover de Bon Jovi, vestiu-se de ET e ninja num programa de tevê, usou nariz de palhaço no trânsito, comeu gafanhotos na China, foi um rebelde do Distrito 8 no último Jogos Vorazes e um dia já soube o nome de todas as cidades do Acre de cor, mas essas coisas a gente esquece com a idade.

Busca no blog

Leia

Leia
Cinema-Múndi: Uma viagem pelo planeta através da sétima arte

Leia também

Leia também
A Saga de Tião - Edição Completa

Ouça

Ouça
Sifonics & Lucas Paio - A Terra é Plana

Mais lidos

Leia também


Cinema por quem entende mais de mesa de bar

Crônicas de um mineiro na China


Uma história parcialmente non-sense escrita por Lucas Paio e Daniel de Pinho

Arquivo

Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *