29/11/2005

Formigoogle



Um dia, contaremos aos nossos netos como começou. Eles rirão da nossa cara e espalharão aos amiguinhos da escola o que disseram seus avós gagás: que, nos primórdios, tudo era apenas um simples site de busca. Simples mesmo: uma janelinha pra você escrever o que quer, um botãozinho de "search" e o logotipo lá em cima, inocente, sem aparentar a mínima pretensão de dominação mundial: Google.

Cinco anos depois, todos já conhecem os evidentes sinais dessa conquista iminente. Um site de busca que, em poucos meses, desbancou potências internéticas como o Cadê e o Altavista. Que tem uma popularidade tão grande que acabou gerando o provérbio: "Se não tem no Google, não existe". Donos do Orkut, que tem acesso a informações personalíssimas sobre milhões de pessoas. Donos do Gmail, que armazena (e investiga?) informações mais personalíssimas ainda sobre milhões de pessoas. Donos do Google Earth, o famoso olho que tudo vê (de onde é isso, hein?). E isso é o só que vêm a público.

Digo isso porque, segundo consta, o próximo ataque googliano é no mundo da biologia. A notícia beira o absurdo: um cientista decidiu batizar uma formiga de Proceratium google em homenagem ao site, depois de ter ficado "impressionado" com a ajuda que recebeu dos funcionários do Google Earth. Ahãn. E por quanto molharam a mão dele pra fazer isso?

Pensa bem. Um nome de batismo de um bicho é algo que fica pra sempre nos anais da ciência. Uma coisa é chamar uma macaca de Lucy por causa dos Bítous. Outra coisa é eternizar uma marca numa coitada de uma formiguinha. Hmm... coitado? Não sabemos. Se qualquer dia desses começar em Madagascar uma praga avassaladora de formigas, já sabemos quem está por trás de tudo.

0 comments :

Postar um comentário

Quem

Lucas Paio já foi campeão mineiro de aviões de papel, tocou teclado em uma banda cover de Bon Jovi, vestiu-se de ET e ninja num programa de tevê, usou nariz de palhaço no trânsito, comeu gafanhotos na China, foi um rebelde do Distrito 8 no último Jogos Vorazes e um dia já soube o nome de todas as cidades do Acre de cor, mas essas coisas a gente esquece com a idade.

Busca no blog

Leia

Leia
Cinema-Múndi: Uma viagem pelo planeta através da sétima arte

Leia também

Leia também
A Saga de Tião - Edição Completa

Ouça

Ouça
Sifonics & Lucas Paio - A Terra é Plana

Mais lidos

Leia também


Cinema por quem entende mais de mesa de bar

Crônicas de um mineiro na China


Uma história parcialmente non-sense escrita por Lucas Paio e Daniel de Pinho

Arquivo

Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *