02/08/2009

Paris como a palma da mão



Paris, França

27 a 31 de janeiro de 2007


Um grande barato de se chegar em uma cidade de trem e depois emendar um metrô para o centro é poder ver a cara dela só quando se está realmente nas ruas. Você não faz um julgamento apressado pelo que vê de cima antes de pousar, nem dá o veredicto pela paisagem geralmente feia e sem-graça do longo trajeto entre o aeroporto e a cidade em si. Aparecer no meio do lugar por um buraco no chão é como ir no cinema sem ler antes a sinopse ou ver o trailer: tudo é surpresa, tudo é novidade.

Depois de ficar preso na roleta do metrô que nem um pateta (isso é que dá morar num lugar onde só se anda de metrô quando tem evento de música), emergi na capital gaulesa e de cara fui com a cara dela. Num mapa fixo com setinha indicando "você está aqui", notei minha proximidade com a Torre Eiffel e não resisti a uma espiadela. Cheguei lá embaixo, olhei aquele bichão de metal e segui caminho para o hotel onde encontraria meu pai. Ele morava na Inglaterra e tinha ido me encontrar durante o fim-de-semana, após quase não conseguir devido às loucas peripécias de seu passaporte, andando sozinho por esse mundão de meu deus.

Era a primeira vez de ambos em Paris. Natural que ficássemos perdidos a cada quartier, mas ninguém dava o braço a torcer: "É por aqui", "Não, tenho certeza de que é virando aquela rua ali", "O caminho é esse, conheço Paris como a palma da minha mão". O que rendia momentos engraçados, como quando meu pai comentou sobre uma suntuosa edificação às margens do Sena:

- Olha que legal. Aqui tem esses prédios enormes, devem ser cheios de histórias, e todo mundo passa direto sem nem saber.

Abrimos o mapa e descobrimos que o prédio grandão era um tal de "Musée du Louvre".

Falando no Louvre: é sabido que é tão extenso que nem o mais hiperativo dos turistas conseguiria ver tudo em um dia. Pra se ter idéia, são 380 mil itens no acervo, e nem 10 por cento disso fica em exposição. O melhor é escolher uma área e privilegiá-la. Além do roteiro se-não-viu-é-porque-não-foi-no-Louvre (Mona Lisa, Vênus de Milo, Vitória de Samotrácia), demos atenção particular à seção egípcia, abarrotada de múmias e sarcófagos de todos os tipos, inclusive de gatos. Outro que é bem bacana é o Museu d'Orsay, uma ex-estação ferroviária convertida em abrigo para centenas de Van Goghs, Monets, Gauguins e grande elenco.

Gosto muito é dos museus mais específicos. Aqueles que, mais do que uma pincelada dos melhores momentos, se debruçam sobre determinado estilo ou artista. Como o Museu Rodin, que traz dois Pensadores e mais uma porção de esculturas impecáveis, incluindo algumas da Camille Claudel. Ou o Musée Picasso, que faz um 3-hit-combo com o Guernica no Reína Sofia de Madrid e o Museu Picasso de Barcelona e te deixa escolado na vida e na obra do Pablão.

Comer em Paris não tem erro. Até a birosca mais suja vai ter um brioche dos bons, qualquer padaria da esquina oferece uma bomba de chocolate de se comer de joelhos. Mas não vá achando que é tudo 100% parisiense. Estava com meu pai saboreando um petit déjeuner com chocolates e croissants e o escambaux, fomos elogiar o suco de laranja que era realmente muito bom, até que lemos no rótulo: "Oranges du Brésil". (E não, o McDonald's não tem nada de diferente - a não ser se você for fã do Tarantino e encher a boca pra pedir um Royale with Cheese.)

Na segunda-feira, saímos do pequeno quarto do Tim Hotel, meu pai voltou pra Wigan e eu fui parar no Peace & Love Hostel, o único albergue razoavelmente central que encontrei com vagas (por razoavelmente, leia-se 7 km da Torre Eiffel, mas de metrô tudo é do lado). Tinha que subir seis andares de escada e dormir na cama de cima de uma triliche, de nariz colado no teto. Sem falar na precária simpatia dos funcionários:

- Bom dia. Ontem eu paguei o quarto para um dia só, mas vou ficar mais uma noite.
- Você QUER ficar mais uma noite. Eu é que decido se você pode ficar ou não.

Mas de noite rolou sessão de jogos, conheci uma galera porreta - Califórnia, Rússia, Alemanha, São Paulo - e fiz as pazes com o albergue. E como não encontro uma frase definitiva sobre Paris para fechar o texto, deixo algumas fotos fazerem o serviço.




Think big.



Think small.



A triliche do Peace & Love. O bom é que ninguém consegue ver se sua cama está desarrumada.



Aquela foto clássica pra provar que você pisou mesmo em Paris, e não rodou tudo de ônibus em uma tarde, como fazem os japoneses.



Paios no Louvre.



Não é fácil ser estátua.


Esse filme bóia.

Mais Paris no Biselho: as tumbas famosas do Père-Lachaise e os cenários de filmes famosos espalhados pelas ruas.

0 comments :

Postar um comentário

Quem

Lucas Paio já foi campeão mineiro de aviões de papel, tocou teclado em uma banda cover de Bon Jovi, vestiu-se de ET e ninja num programa de tevê, usou nariz de palhaço no trânsito, comeu gafanhotos na China, foi um rebelde do Distrito 8 no último Jogos Vorazes e um dia já soube o nome de todas as cidades do Acre de cor, mas essas coisas a gente esquece com a idade.

Busca no blog

Leia

Leia
Cinema-Múndi: Uma viagem pelo planeta através da sétima arte

Leia também

Leia também
A Saga de Tião - Edição Completa

Ouça

Ouça
Sifonics & Lucas Paio - A Terra é Plana

Mais lidos

Leia também


Cinema por quem entende mais de mesa de bar

Crônicas de um mineiro na China


Uma história parcialmente non-sense escrita por Lucas Paio e Daniel de Pinho

Arquivo

Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *