24/11/2010

Churrasquinho coreano

Enquanto a tensão entre as duas Coréias volta aos noticiários e preocupa o mundo, aproveite para conhecer uma especialidade da gastronomia da península: o churrasco coreano.

Só em Beijing moram dezenas de milhares de sul-coreanos, que costumam se aglomerar nas mesmas regiões e criar suas próprias "Koreatowns" em plena capital da China. Assim, é muito fácil encontrar estabelecimentos coreanos por aqui - a própria escola onde estudo mandarim atualmente tem donos coreanos. Restaurantes, claro, também existem aos montes.

Ao contrário das churrascarias rodízio que temos no Brasil, com o garçom trazendo e fatiando a carne pronta no seu prato, o churrasco coreano utiliza a mão-de-obra da clientela. Os próprios comensais se encarregam de cortar e grelhar a carne que comem, numa experiência meio fonduesca (ou hotpotiana). Confira como se prepara um churrasquinho à maneira coreana:

Eles começam servindo os acompanhamentos. Cebola, nabo, kimchi (prato de vegetais levemente picante, tipicamente coreano), molhinhos diversos e salada de folhas fazem parte do pacote. 

  

Parece uma pia com torneira, mas é um bojo com exaustor em cima. Todas as mesas têm um desses no centro.

 
 

Dentro do bojo, coloca-se um balde de ferro com brasa ardendo quá fogueira de São João... 


 

...e uma grelha por cima. 


 

Há carnes de boi, porco e outros bichos (mas não vi cachorro no cardápio). Algumas já vêm picadas, outras você mesmo precisa cortar, a tesouradas. 


 

Coloque os pedaços sobre a grelha e deixe o calor fazer o serviço. Também dá pra sapecar umas batatas e outros legumes. 


 

Para degustar o churrasco, pegue uma folhona de alface e o molhinho de sua preferência... 


  

...faça uma trouxinha com a alface, e mande pra dentro. 


 

Churrasco sem bebida não é churrasco, e os coreanos sabem disso. A garrafa verde da foto traz um líquido esbranquiçado chamadomakkoli , um vinho de arroz com sabor adocicado e 6,5-7% de álcool. A bebida transparente no copinho é a soju , um destilado que lembra vodca mas tem graduação alcóolica menor (20%). 


 

Melhor ainda é a propaganda da Bek Se Ju , uma bebida fermentada também conhecida como "vinho de cem anos". O anúncio no cardápio traz o desenho abaixo... 


 

...e uma "parábola" explicando: 

A Lenda de Bek Se Ju 

Certa vez, um nobre cavalgava por um vilarejo, quando testemunhou uma cena incomum. Um jovem surrava um homem velho que parecia ser seu pai! 
O nobre parou seu cavalo para xingar o jovem. 
"Por que você está batendo em um velho tão frágil?" 
O jovem virou-se e disse: "Na verdade, este é meu filho, que nasceu quando eu tinha 80 anos. Por várias vezes mandei que ele bebesse Bek Se Ju para não envelhecer. Mas ele nunca me ouviu, por isso agora parece muito mais velho do que eu." 
O nobre ficou bastante surpreso e imediatamente mostrou seu respeito ao homem que parecia jovem. Então perguntou o que era Bek Se Ju. E o sujeito explicou: 
"Bek Se Ju é um vinho de arroz cultivado junto com 12 tipos de ervas orientais diferentes, incluindo ginseng coreano e gengibre. Quem bebe Bek Se Ju se mantém jovem e saudável". 


Já pensou um anúncio assim passando na TV? 

0 comments :

Postar um comentário

Quem

Lucas Paio já foi campeão mineiro de aviões de papel, tocou teclado em uma banda cover de Bon Jovi, vestiu-se de ET e ninja num programa de tevê, usou nariz de palhaço no trânsito, comeu gafanhotos na China, foi um rebelde do Distrito 8 no último Jogos Vorazes e um dia já soube o nome de todas as cidades do Acre de cor, mas essas coisas a gente esquece com a idade.

Busca no blog

Leia

Leia
Cinema-Múndi: Uma viagem pelo planeta através da sétima arte

Leia também

Leia também
A Saga de Tião - Edição Completa

Ouça

Ouça
Sifonics & Lucas Paio - A Terra é Plana

Mais lidos

Leia também


Cinema por quem entende mais de mesa de bar

Crônicas de um mineiro na China


Uma história parcialmente non-sense escrita por Lucas Paio e Daniel de Pinho

Arquivo

Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *