15/11/2010

É bem possível comer um só: 10 batatas chips que você nunca viu

Nos últimos anos, deu a louca nas empresas de salgadinhos: se antes tínhamos apenas uma Ruffles Cebola e Salsa aqui, um Fandangos Presunto acolá, hoje as prateleiras brasileiras estão inundadas de chips sabores Peito de Peru, Cream Cheese, Costelinha e outras invencionices.

Não seria diferente na China, claro. Marcas famosas de salgadinhos como Lay's e Pringles se adaptam ao mercado local e lançam um sabor bizarro atrás do outro. Para este post, experimentei os 10 sabores de batatas chips mais estranhos que encontrei, mais um refrigerante para acompanhar:

 

Chá de Limão 
Que chinês é louco por chá, todo mundo sabe. Essa batata da Lay's faz parte da série “Cool & Refreshing”, e mesmo que pareça insanidade fazer chips de chá, ela é até razoável. Na verdade é o limão que se sobressai, lembrando a Ruffles Twist lançada no Brasil há alguns anos. Veredicto: não tem muito de chá, mas vale provar. 

 

Camarão 

A Pringles lançou na China uma série de frutos do mar que é bem duvidosa. Eu, que sou fã de camarão, tinha uma ingênua expectativa para esta batata. Afinal, a Elma Chips já tinha sido bem-sucedida na sua Sensações Espetinho de Camarão (espetinho , ainda por cima!). Mas a Pringles Camarão passa longe do crustáceo. Tem sim um gosto de frutos do mar, mas é extremamente artificial e quase intragável. Veredicto: nunca confie numa batata frita cor-de-rosa. 

Caranguejo 
Esse foi o primeiro sabor bizarro que experimentei, há mais de um ano. Lembro que você abria a embalagem e já vinha aquela maresia sintética. Só consegui chegar até metade do pote. Veredicto: uma vez pra nunca mais. 

Alga Marinha 
Sabe aquela alga que os restaurantes japoneses usam para enrolar temakis e tekamakis? Na China é fácil encontrá-las nos supermercados, e são um bom petisco, sequinhas, crocantes. Mas aí tentaram juntar o sabor da alga à textura da batata, e o resultado foi um desastre. Veredicto: ruim, e ainda tem uma cor verde-radioativa que dá medo. 

  
Pringles Camarão e Alga Marinha: coloridas e intragáveis 

   

Sichuan Spicy Flavor 

Sichuan é a província da China famosa por sua comida apimentada. Uma batata “sabor Sichuan”, portanto, é simplesmente uma batata apimentada. Vou me abster de um veredicto porque experimentei já faz um tempão, mas lembro que era boazinha. 

Hot Pot 
Essa batata ondulada faz parte de outra série da Lay's, “Intense & Stimulating”. Parece eufemismo para afrodisíaco. Hot pot, como já mostrei no Boca de Gafanhoto, é uma espécie de “fondue chinês” onde você cozinha sua própria comida. A imagem da embalagem é engraçada: o cantor sino-americano Leehom Wang posando de cool com uma concha de metal numa mão e uma batata na outra. As três pimentinhas estampadas no pacote, a coloração avermelhada e o nome completo (“Numb & Spicy Hot Pot Flavor”) já dão a pista: vem ardência por aí. Parece uma Ruffles Churrasco mais picante, que deixa a boca ligeiramente anestesiada e pede um refrigerante para acompanhar. Veredicto: muito boa. Desses sabores insólitos, sem dúvida é a melhor.

Sopa de Peixe 
Fico imaginando as reuniões de marketing que decidem: “ nosso próximo sabor de batatinha será sopa de peixe ”. O produto final é razoável: varia entre o doce e o azedo, com uma pimentinha de leve. No entanto – ou ainda bem – faltou o gosto de peixe. Veredicto: ok, tirando a propaganda enganosa. 

  

Kiwi 

Salgadinho de fruta é um troço bem esquisito. E, de todas as frutas existentes nesse mundão, escolheram logo o kiwi (!). Daí fui pesquisar e descobri que a fruta é originária da China, não da Nova Zelândia como sempre pensei. Se a opção pelo kiwi faz sentido, a batatinha decepciona. É bem sem graça e não dá pra distinguir gosto algum: parece um biscoito doce crocante, genérico e sem personalidade. Veredicto: nhé. 

Blueberry 
A outra frutinha selecionada para virar chips é típica dos invernos rigorosos, e talvez por isso seja meio desconhecida dos brasileiros. Em português ela é chamada de “mirtilo” ou “uva-do-monte”, dois nomes que nunca ouvi falar. A primeira mordida na batatinha de blueberry me lembrou o flúor sabor uva que minha antiga dentista me aplicava nos dentes. O sabor doce é mais acentuado, mas ainda não dá pra identificar muito bem que fruta quiseram recriar. Veredicto: melhor que a de kiwi, o que não quer dizer muita coisa. 

Pepino 
Se, na maioria das tentativas, o gosto da batata pouco lembra o sabor pretendido, na Lay's Pepino conseguiram acertar a fórmula e criar um simulacro bem fiel. Azar o meu, que não gosto de pepino. Só espero que não invistam nas leguminosas e lancem batatas sabor rúcula, beringela, jiló. Veredicto: pra quem gosta de pepino, eu não sei. Pra quem não gosta, mantenha distância. 

 
UM REFRI PRA ACOMPANHAR 

Sprite Chá 
Se a gente bebe refrigerante que mistura as ervas mate e chapéu de couro, porque os chineses, tão viciados num chá, não podem misturar suas folhinhas ao limão gasoso do Sprite? Diferentemente da Lay's Chá de Limão, aqui o gosto de chá é bem marcante, quase um ice tea com bolinhas. Eu achei estranho nas primeiras goladas, depois acostumei. Veredicto: é bizarro, mas é bão. 


Publicado originalmente no Boca de Gafanhoto

0 comments :

Postar um comentário

Quem

Lucas Paio já foi campeão mineiro de aviões de papel, tocou teclado em uma banda cover de Bon Jovi, vestiu-se de ET e ninja num programa de tevê, usou nariz de palhaço no trânsito, comeu gafanhotos na China, foi um rebelde do Distrito 8 no último Jogos Vorazes e um dia já soube o nome de todas as cidades do Acre de cor, mas essas coisas a gente esquece com a idade.

Busca no blog

Leia

Leia
Cinema-Múndi: Uma viagem pelo planeta através da sétima arte

Leia também

Leia também
A Saga de Tião - Edição Completa

Ouça

Ouça
Sifonics & Lucas Paio - A Terra é Plana

Mais lidos

Leia também


Cinema por quem entende mais de mesa de bar

Crônicas de um mineiro na China


Uma história parcialmente non-sense escrita por Lucas Paio e Daniel de Pinho

Arquivo

Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *