09/12/2010

Os Chineses

 

Uma boa pedida para quem quer entender um pouco mais da China e ir além dos estereótipos: o livro Os Chineses, da Cláudia Trevisan. A Cláudia é uma jornalista brasileira que mora em Beijing e tem um blog no Estadão . Seu livro dá uma pincelada em trocentos assuntos relativos à China, da recente e desenfreada corrida pelo enriquecimento às antigas tradições que resistiram ao tempo. A leitura flui fácil, entremeada por um batalhão de curiosidades e fotografias. 

Dá pra dividir o livro em três partes. As primeiras 150 páginas esmiúçam a China contemporânea. São capítulos dedicados a alimentação, medicina, costumes, o contraste entre o campo e a cidade, as minorias étnicas, o papel das mulheres e os números assustadores do crescimento econômico chinês. 

A segunda parte trata da longuíssima História chinesa. Mesmo resumindo em 100 páginas séculos e mais séculos de dinastias, rebeliões e revoluções, ajuda a corrigir uma falha que vem desde os nossos tempos de colégio. A gente não aprende nada sobre a China na escola. Aliás, a Ásia em geral é solenemente ignorada. Vemos um Japão ali na Segunda Guerra, um Vietnã brigando com os Estados Unidos acolá, e só. E não é por falta de assunto: se o século XX foi especialmente agitado na História Mundial, na chinesa, então, nem se fala. 

Os últimos capítulos de Os Chineses falam da arte do país. Entram aí os quatro grandes clássicos da literatura, a cantoria dissonante da Ópera de Pequim, as artes marciais e o cinema que emergiu nas últimas décadas. Longe de esgotar qualquer um desses temas, os textos são bons pontos de partida para interessar o leitor no assunto e fazê-lo procurar mais por conta própria. 

No site da editora dá pra baixar um PDF com a introdução e o primeiro capítulo, e ainda conferir outros volumes que fazem parte da mesma coleção, intitulada “Povos e Civilizações”. Até agora já foram publicados Os Japoneses Os Americanos ,Os Espanhóis Os Franceses Os Italianos Os Portugueses O Mundo Muçulmano . Apóio a idéia e incentivo o lançamento de Os Alemães, Os Britânicos, Os Russos, Os Indianos, Os Coreanos, Os Cubanos, Os Escandinavos, Os Esquimós . Chega de deixar que a nossa referência de outros povos sejam as novelas gloriapereanas. 

Os Chineses 
Cláudia Trevisan, 2009 
Editora Contexto 


Publicado originalmente no Boca de Gafanhoto

0 comments :

Postar um comentário

Quem

Lucas Paio já foi campeão mineiro de aviões de papel, tocou teclado em uma banda cover de Bon Jovi, vestiu-se de ET e ninja num programa de tevê, usou nariz de palhaço no trânsito, comeu gafanhotos na China, foi um rebelde do Distrito 8 no último Jogos Vorazes e um dia já soube o nome de todas as cidades do Acre de cor, mas essas coisas a gente esquece com a idade.

Busca no blog

Leia

Leia
Cinema-Múndi: Uma viagem pelo planeta através da sétima arte

Leia também

Leia também
A Saga de Tião - Edição Completa

Ouça

Ouça
Sifonics & Lucas Paio - A Terra é Plana

Mais lidos

Leia também


Cinema por quem entende mais de mesa de bar

Crônicas de um mineiro na China


Uma história parcialmente non-sense escrita por Lucas Paio e Daniel de Pinho

Arquivo

Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *