18/06/2012

Filmes de Dois Mil e Dôuze - Parte 23


O SENHOR DOS ANÉIS - A SOCIEDADE DO ANEL (The Lord of the Rings: The Fellowship of the Ring, Nova Zelândia/EUA, 2001, dir. Peter Jackson)
Assistindo às versões extendidas dos três filmes de uma sentada só (sim, eu fiz isso outro dia num domingo-preguiça), a gente vê como O Senhor dos Anéis é um imenso filme único de 11 horas de duração, cuja filmagem deve ter sido um pesadelo de logística, mas que valeu a pena. A adaptação do livro é muito bem feita, limando muitos elementos desnecessários (Tom Bombadil, musiquinhas a cada três páginas) e recriando um universo que muitos pensavam que seria intraduzível para as telas. A Sociedade do Anel funciona como um road-movie, episódico e às vezes um pouco lento, mas são tantas qualidades – uma direção de arte que dá vida às descrições enfadonhamente detalhadas de Tolkien, um elenco em que até Orlando Bloom funciona, uma trilha cheia de temas vigorosos e assobiáveis – que isso nem compromete. Nota 5/5

 

O SENHOR DOS ANÉIS - AS DUAS TORRES (The Lord of the Rings: The Two Towers, Nova Zelândia/EUA, 2002, dir. Peter Jackson) 
Os fãs costumam chiar quanto às mudanças no roteiro, mas a mim – que li apenas o primeiro livro, e penando – não incomoda em nada se Faramir teve a personalidade alterada ou se o "exorcismo" de Gandalf não condiz com o original, porque tudo isso funciona no filme. Acho que gosto até mais de As Duas Torres do que do primeiro: com três tramas acontecendo paralelamente, o ritmo episódico praticamente some. Aqui Gollum ganha destaque, e dez anos depois ele continua um dos personagens digitais mais convicentes do cinema (viu, sr. Hulk?). E ainda há a fantástica seqüência do Abismo de Helm, minha batalha favorita de toda a saga. Nota 5/5 

  

O SENHOR DOS ANÉIS - O RETORNO DO REI (The Lord of the Rings: The Return of the King, Nova Zelândia/EUA, 2003, dir. Peter Jackson) 
É o mais longo dos três (a versão extendida tem 4 horas!), mas não passa essa sensação: é tanta briga, batalha, luta com orc, com aranha, com olifante, que o filme não pára um minuto. Os múltiplos finais, que me incomodaram no cinema, agora me são bem mais aceitáveis – onze horas de tensão ininterrupta não podem terminar de repente, precisam desse respiro gradual. Nota 5/5


A ÚLTIMA NOITE DE BORIS GRUSHENKO (Love and Death, EUA/França, 1975, dir. Woody Allen)
Woody Allen é um russo medrosão obrigado a guerrear contra a vontade. Comédia cheia de boas sacadas, diálogos sarcásticos e referências à literatura russa (não que eu tenha captado muitas). E tem a curiosa participação de James Tolkan, que depois seria o Strickland de De Volta Para o Futuro, como Napoleão Bonaparte! Nota 4/5


PODER SEM LIMITES (Chronicle, EUA/África do Sul, 2012, dir. Josh Trank)
Mistura um gênero meio repetitivo (super-heróis) com um artifício narrativo (a filmagem “encontrada”) que vem se tornando cada vez mais batida. Mas consegue injetar um sopro de novidade no tema “super”, mostrando como adolescentes reagiriam ao descobrirem que têm poderes telecinéticos. Ajudar o próximo? Porra nenhuma – eles querem é se divertir, pregar peças, ganhar popularidade e ganhar no beer pong. Toda essa parte dos poderes é muito legal, mas os personagens não são lá muito críveis ou originais: um tem ares de playboy e fica citando Jung e Schopenhauer, enquanto é fácil prever que o loser que leva porrada de todo mundo vai ter a sua vingança. Já a opção pelo “found footage” é bem desnecessária: se pelo menos aqui os personagens estranham que alguém fique filmando o tempo inteiro (coisa que não se mencionava em Cloverfield, por exemplo), a qualidade da imagem e som é boa demais e é impossível, pelo roteiro, que essas imagens tenham sido realmente “encontradas” (erro que Apollo 18 também cometeu). Se fosse filmado de maneira mais “convencional”, Poder Sem Limites poderia ter sido bem melhor. Nota 3/5

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Lucas Paio já foi campeão mineiro de aviões de papel, tocou teclado em uma banda cover de Bon Jovi, vestiu-se de ET e ninja num programa de tevê, usou nariz de palhaço no trânsito, comeu gafanhotos na China, foi um rebelde do Distrito 8 no último Jogos Vorazes e um dia já soube o nome de todas as cidades do Acre de cor, mas essas coisas a gente esquece com a idade.

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