Extra! Extra! Read all about it!
Chuva incessante em São Paulo? Denúncias de corrupção? O julgamento do Michael Jackson? As cuecas do Saddam? Nada disso. As notícias mais interessantes dos últimos dias não estão nas capas de revistas ou na chamada do Jornal Nacional, mas escritas em letras miúdas por aí, basta procurar.
Por exemplo. Ontem um homem com uma máscara de Darth Vader assaltou a bilheteria de um cinema numa cidade estadunidense. A polícia informou que ele entrou no local, empurrou um funcionário e fugiu com todo o dinheiro da bilheteria. O jornalista engraçadinho que escreveu a matéria (que você pode ler aqui) disse ainda que o ladrão não chegou a usar nenhuma arma no assalto, nem um sabre de luz. O nome da cidade? Springfield. Isso mesmo, Springfield. Aposto cinqüenta centavos como tem o dedo do Bart Simpson nessa história absurda.
Mais interessante ainda é a notícia que rendeu apenas uma notinha na Veja, mas tem assunto para um ótimo filme. Trata-se do misterioso "homem do piano" que apareceu na Inglaterra. Você pode ler aqui e aqui, mas sei que são preguiçosos, então eu resumo: mês passado encontraram um jovem, vinte e poucos anos, andando sem rumo numa praia inglesa. Usava terno e gravata e estava completamente encharcado, além de não pronunciar uma palavra sequer. Pra completar, todas as peças de sua roupa estavam sem etiquetas, impossibilitando, assim, descobrir alguma pista sobre sua origem. Levaram o sujeito prum hospital psiquiátrico e deram a ele papel e caneta, na esperança de que pudesse escrever seu nome. Em vez disso, ele desenhou uma bandeira vagamente parecida com a da Suécia e um piano de cauda perfeito, inclusive com detalhes minuciosos de seu interior. Daí botaram um piano na frente do cara e ele começou a tocar, e tocar, e tocar. Interpretou o Lago dos Cisnes, de Tchaikovski, e outras peças que parecem ser composições próprias, melancólicas e introspectivas. Isso foi há mais de um mês, e até hoje ele não disse uma palavra, e continua tocando diariamente, com grande virtuosismo. Alguns dizem que parece estar compondo. Daqui a pouco alguém coloca as mp3 no Kazaa.
Muitas hipóteses surgem quando lemos uma notícia dessas: seria o homem um espião, como no filme A Identidade Bourne, que sofreu amnésia e só se lembra de como tocar piano? Ou estaria ele são e lúcido, fingindo-se de desmemoriado só para colher dados valiosos do hospital psiquiátrico? Teria ele vindo dum futuro distante no qual todas as línguas do presente já estão extintas, e a música é o meio de comunicação mais eficaz? Seria ele o último habitante de Atlântida, vindo do fundo do mar pra divulgar a música atlante pelo continente? Ou estaria apenas fazendo hora com a cara das autoridades pra aparecer nos jornais?
Sei lá. Talvez o Darth Vader do cinema tenha alguma resposta.