13/03/2007

Fabuleux destins

Alguns cenários cinematográficos nas esquinas parisienses.



"Cafe des 2 moulins", onde Amélie Poulain trabalhava de garçonete antes da fama mundial. Fica no bairro de Montmartre, entre o Moulin Rouge e o Moulin de la Galette, daí o "2 moulins" ("dois moinhos") do nome. O lugar mudou de dono há pouco tempo e o novo proprietáro, sem o menor tino de marketing, mudou completamente o interior do café, posição do balcão, das cadeiras, tudo. E botou um cartazão com a Amélie lá dentro, rindo à toa, coisa que obviamente não tinha no filme, senão as outras garçonetes ficariam com cíumes.



"Shakespeare and Company", a livraria onde o protagonista de Antes do Pôr-do-Sol lança seu livro logo no comecim do filme. Eu tinha visto em algum lugar que ela ficava ali perto de Notre Dame - o que não ajuda muito, a região é enorme. Fui margeando a catedral até achar. O interior logo me pareceu familiar, mas resolvi confirmar com a atendente.

- É aqui onde gravaram aquele filme do...
- Yeah, yeah, Before Sunset - (ela deve estar com saco cheio de todo mundo perguntar isso)

A equipe de filmagens merece palmas por conseguir filmar lá dentro, o lugar é minúsculo e com livro empilhado até no teto. Ainda tinha uma plaquinha anunciando uma sessão de autógrafos com um escritor, sob o título "Meet the author", exatamente como faz o personagem de Ethan Hawke na película.



- Você vai ter que tirar uma foto na porta do Moulin Rouge pra mim!! - pediu minha avó, fã dos grandes clássicos do cinema. Taí, vovó. Fico devendo as fotos do interior porque a apresentação de can-can mais barata custava 140 euros. Fica pra próxima, beleza?



O Moulin Rouge à luz do dia não tem o mesmo charme.



Amsterdam também tem seu Moulin Rouge, que exibe suas moçoilas numa das ruas principais do Red Light District. Aqui as Nicoles Kidmans certamente fazem mais do que dançar can-can. Será que vovó aprovaria?

0 comments :

Postar um comentário

Quem

Lucas Paio já foi campeão mineiro de aviões de papel, tocou teclado em uma banda cover de Bon Jovi, vestiu-se de ET e ninja num programa de tevê, usou nariz de palhaço no trânsito, comeu gafanhotos na China, foi um rebelde do Distrito 8 no último Jogos Vorazes e um dia já soube o nome de todas as cidades do Acre de cor, mas essas coisas a gente esquece com a idade.

Busca no blog

Leia

Leia
Cinema-Múndi: Uma viagem pelo planeta através da sétima arte

Leia também

Leia também
A Saga de Tião - Edição Completa

Ouça

Ouça
Sifonics & Lucas Paio - A Terra é Plana

Mais lidos

Leia também


Cinema por quem entende mais de mesa de bar

Crônicas de um mineiro na China


Uma história parcialmente non-sense escrita por Lucas Paio e Daniel de Pinho

Arquivo

Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *