10/04/2012

Filmes de Dois Mil e Dôuze - Parte 15


A NOIVA DE FRANKENSTEIN (Bride of Frankenstein, EUA, 1935, dir. James Whale)
Seqüência direta do clássico de 1931, traz de volta o mesmo elenco e começa até com uma recapitulação do primeiro filme. E é uma obra mais bem acabada, com uma trilha sonora mais presente e conceitos que extrapolam as idéias do original, como a noiva do título e o cientista ainda mais louco vivido por Ernest Thesiger. Tem ainda a participação da própria Mary Shelley como personagem, numa reencenação da famosa história da criação do livro. Só soa bizarro o momento em que o filme sai da ficção-científica e escorrega para a fantasia, mostrando "mini-pessoas" engarrafadas; mas isso é rapidamente deixado de lado e não compromete o clássico. Nota 5/5


HANNAH E SUAS IRMÃS (Hannah and Her Sisters, EUA, 1986, dir. Woody Allen)
As comédias de Woody Allen são quase sempre ótimas, mas quando têm uma pitada de melancolia ficam melhor ainda. Hannah e Suas Irmãs alterna várias tramas, todas envolvendo – dã! – a personagem-título (Mia Farrow) e as outras filhas de seus genitores (Barbara Hershey e Dianne Wiest). Temos Michael Caine envolvido em uma doída paixonite pela cunhada, Woody metido numa crise existencial provocada por um falso alarme médico, e a relação de todos eles com as três irmãs. Já entra no meu top 5 de Allen. Nota 5/5


JOHN CARTER - ENTRE DOIS MUNDOS (John Carter, EUA, 2012, dir. Andrew Stanton)
Nos melhores momentos, é uma aventura competente que quase alcança a qualidade do trabalho de Andrew Stanton em Wall-E e Procurando Nemo. Nos piores, é um filme insosso. As cenas envolvendo John Carter como peixe-fora-d'água, os alienígenas quadribraçais (?!), a luta na arena e a montagem entre Carter brigando com marcianos e enterrando entes queridos na Terra funcionam muito bem. Por outro lado, eu não poderia ligar menos para todos aqueles humanos (humanóides?) e o casamento arranjado da princesa. O roteiro tenta juntar muitas subtramas e poucas são tão interessantes assim; falta o humor presente nas cenas da cadeia na Virgínia, e criatividade na concepção das criaturas marcianas – lagartão agindo como cachorrinho, sério? A sensação é de que a estréia de Stanton no live-action podia ter sido mais Pixar e menos Cowboys & Aliens. Nota 3/5


LOUCA OBSESSÃO (Misery, EUA, 1990, dir. Rob Reiner)
Vi Louca Obsessão há dez anos durante uma aula – longe de ser o melhor lugar do mundo para se prestar atenção a um filme. Mesmo assim, ainda me lembrava de cenas inteiras, provavelmente devido aos pouquíssimos cenários e ao número ainda mais reduzido de personagens, mas graças também à tensão marcante que permeia o filme todo. A direção de Rob Reiner é enxuta e competente, James Caan pouco lembra o cabeça esquentada que era seu Sonny Corleone, e Kathy Bates é uma das vilãs-mor de Stephen King. Imaginem um encontro de Annie Wilkes com Jack Torrance, ele com o machado, ela com o martelo. Nota 4/5


TEETH (EUA, 2007, dir. Mitchell Lichtenstein)
Um daqueles filmes que arruinam um conceito curioso por medo de explorá-lo até as últimas conseqüências. Você não imaginaria que fariam um filme quase politicamente correto sobre uma vagina com dentes, mas fizeram. A protagonista é uma carolinha e sua intérprete não ajuda. O filme é lento e demora quase 40 minutos para a primeira cena "dentada", o que já deveria ter sido resolvido logo no início. Há um excesso de personagens e historinhas que não levam a nada (a doença da mãe da garota, a relação do pai com o irmão estereotipicamente bad boy). Falta o humor que o tema prometia – cadê a menina visitando o dentista, por exemplo? Quem quer ver pênis decepados sendo atacados por animais vai se regozijar; se quer ver as situações bizarras que poderiam ter rolado, talvez seja melhor procurar em filmes X-rated japoneses... Nota 2/5

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Lucas Paio já foi campeão mineiro de aviões de papel, tocou teclado em uma banda cover de Bon Jovi, vestiu-se de ET e ninja num programa de tevê, usou nariz de palhaço no trânsito, comeu gafanhotos na China, foi um rebelde do Distrito 8 no último Jogos Vorazes e um dia já soube o nome de todas as cidades do Acre de cor, mas essas coisas a gente esquece com a idade.

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