07/04/2004

Alagados... Cristal!

Virunduns - troque de biquíni sem parar

Dia desses eu fiquei rindo sozinho lendo um blog que descobri. Chama-se Virunduns e é sobre letras que todo mundo entende errado. Como Alagados, dos Paralamas, cujo refrão é "Alagados, Trenchtown!" mas já vi gente cantando "Cristal!", "Spring Town!" e "Flintstones!". O site é uma versão brasileira do Kiss This Guy, mas é muito mais legal ver os enganos auditivos na nossa língua materna e perceber que muitas vezes cantávamos aquela música errado como um monte de gente.

O neobobagismo "virundum", a palavra que designa esses enganos, é inspirada no famoso primeiro verso do nosso Hino Nacional ("Virundum Ipiranga às margens plácidas", ou sua versão ainda mais infame, "Elvira do Ipiranga às margens plácidas"). Recomendo o site que é muito divertido.

Minha mãe conta que quando criança não entendia o que diabos era o "duberrú, duberrú que o gato deu" e o "Dona Chica-ca dimirou cecê" no clássico Atirei o Pau no Gato. Criança sofre... Eu mesmo descobri há não muito tempo que cantei errado durante anos várias músicas famosas. Por exemplo:

Como Nossos Pais (versão da Elis Regina): O verso "é você que ama o passado e que não vê", pra mim sempre foi: "é você que é mal passado e que não vê". Sinceramente, prefiro a minha versão.

Zé Ninguém (Biquíni Cavadão): "Eu sou do povo, eu sou um Zé Ninguém. Aqui embaixo, vocês são diferentes". O original é "as leis são diferentes", e demorei uns dez anos pra descobrir isso.

Proibida Pra Mim (Charlie... tu du tum... tudjuc... Brown!): Não entendia porque no encarte do cd vinha "Ela achou meu cabelo engraçado", porque eu sempre entendi "Ela achou meu capiano engraçado". Nunca descobri o que era um capiano, mas meu engano tinha até razão de ser: o Chorão, com sua dicção belíssima, não pronuncia exatamente "cabelo", mas algo como "cabielo", meio arrastado. E o "tu du tum" aí em cima é uma representação escrita dos "beat box" que eles fazem em absolutamente todas as músicas.

Agora, todos cantando juntos: "Alagados..." é... o quê que era mesmo?

0 comments :

Postar um comentário

Quem

Lucas Paio já foi campeão mineiro de aviões de papel, tocou teclado em uma banda cover de Bon Jovi, vestiu-se de ET e ninja num programa de tevê, usou nariz de palhaço no trânsito, comeu gafanhotos na China, foi um rebelde do Distrito 8 no último Jogos Vorazes e um dia já soube o nome de todas as cidades do Acre de cor, mas essas coisas a gente esquece com a idade.

Busca no blog

Leia

Leia
Cinema-Múndi: Uma viagem pelo planeta através da sétima arte

Leia também

Leia também
A Saga de Tião - Edição Completa

Ouça

Ouça
Sifonics & Lucas Paio - A Terra é Plana

Mais lidos

Leia também


Cinema por quem entende mais de mesa de bar

Crônicas de um mineiro na China


Uma história parcialmente non-sense escrita por Lucas Paio e Daniel de Pinho

Arquivo

Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *