01/09/2010

Já comeu um gafanhoto hoje?

Deu na Istoé desta semana: "A ONU recomenda: coma insetos". É sério, clica aí que tem até vídeo. Um estudo feito por um holandês e com o aval das Nações Unidas explica que alguns desses bichinhos de seis patas e exoesqueleto quitinoso possuem o dobro de proteínas encontrados em carnes de boi, porco e frango. E o custo com ração para criar besouros e gafanhotos em cativeiro seria, pelo menos, quatro vezes menor do que o de criar gado. A reportagem conta ainda que existem mil e quinhentas espécies de artrópodes comestíveis no mundo, e que a entomofagia - nome bonito para o hábito de comer insetos - é comum em mais de 120 países. Tá ouvindo, vovó?

 
Se a ONU falou, tá falado... 

Aproveito a notícia pra desmistificar um negócio. Não é todo chinês que come insetos. Na capital Beijing, com seus 20 milhões de habitantes, só vi um lugar em toda a cidade vendendo os espetinhos. Não por acaso, era a Wangfujing, a rua mais turística de Beijing. Você pede um escorpiãozinho, come e só dá chinês olhando espantado, com aquela cara de "ele tá mesmo comendo isso?!". 

Mas o mesmo não pode ser dito em relação a outras províncias, especialmente no sul, onde os entomófagos são mais abundantes e o pessoal é adepto da filosofia Hakuna Matata. 

 
Os seus nojinhos... você deve esquecer... 

0 comments :

Postar um comentário

Quem

Lucas Paio já foi campeão mineiro de aviões de papel, tocou teclado em uma banda cover de Bon Jovi, vestiu-se de ET e ninja num programa de tevê, usou nariz de palhaço no trânsito, comeu gafanhotos na China, foi um rebelde do Distrito 8 no último Jogos Vorazes e um dia já soube o nome de todas as cidades do Acre de cor, mas essas coisas a gente esquece com a idade.

Busca no blog

Leia

Leia
Cinema-Múndi: Uma viagem pelo planeta através da sétima arte

Leia também

Leia também
A Saga de Tião - Edição Completa

Ouça

Ouça
Sifonics & Lucas Paio - A Terra é Plana

Mais lidos

Leia também


Cinema por quem entende mais de mesa de bar

Crônicas de um mineiro na China


Uma história parcialmente non-sense escrita por Lucas Paio e Daniel de Pinho

Arquivo

Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *