24/11/2005

Paperback Flighter



Hoje me inscrevi no Campeonato Mundial de Aviões de Papel.

É sério. O campeonato está sendo organizado pela Red Bull e a grande final é na Áustria, em maio de 2006. Pelo visto, a Red Bull anda levando bem ao pé da letra seu slogan, "Red Bull te dá asas". Já pensou se a moda pega? Será que veríamos um concurso de receitas, pra reunir num livro as 1000 maneiras de preparar Neston?

São três categorias. Maior distância percorrida, maior tempo de vôo e melhor acrobacia. Essa última é artística, tem até júri dando sua nota, estilo saltos ornamentais. As outras duas exigem técnica apurada e habilidade manual. As folhas A4 são entregues na hora e você confecciona, ali mesmo, seu aviãozinho campeão. As provas são realizadas num galpão fechado, sem vento, e nada de tacar o troço pela janela do décimo nono andar: tem que arremessar do chão, mesmo.

Sempre fui fã de aviões de papel. Em Juiz de Fora, uma vez, fizemos aviões enormes, com folhas inteiras de jornal. Um deles quase entrou pela porta de um ônibus. Noutra ocasião, comprei um caderno que tinha, na capa, umas instruções de montagem de aviõezinhos. Eu e meu primo fizemos um monte e passamos horas na rua cronometrando o tempo de permanência deles no ar. O recorde daquele dia foi meu: seis segundos e sessenta e dois centésimos.

Vou precisar de uma engenharia papélica muito mais avançada se quiser ser classificado em Beagá, depois em São Paulo, depois na Áustria. Na verdade, é claro que entrei nessa de zoeira mesmo, mas é bom treinar, quem sabe? No site do campeonato tem alguns links com técnicas avançadíssimas de construção de aviões de papel, é só clicar na bandeirinha do Brasil no menu da direita. Tem gente do planeta todo participando, até do Chipre (onde fica o Chipre?), até de Trinidad e Tobago. Nem sabia que os aviões de papel já tinham chegado em Trinidad e Tobago.

Nos tempos em que fazia joguinhos toscos de computador, comecei a planejar um Paper Airplane Flight Simulator, mas não foi pra frente. Não é que hoje, nessa de descobrir novos aviõezinhos, encontrei um programinha com exatamente esse mesmo nome? Entre aqui, ajuste o ângulo, a força de lançamento e a posição das asas, e comece a desenvolver, ao menos na teoria, suas habilidades nesse divertido "esporte". Como diz o clichê, dê asas à sua imaginação.

0 comments :

Postar um comentário

Quem

Lucas Paio já foi campeão mineiro de aviões de papel, tocou teclado em uma banda cover de Bon Jovi, vestiu-se de ET e ninja num programa de tevê, usou nariz de palhaço no trânsito, comeu gafanhotos na China, foi um rebelde do Distrito 8 no último Jogos Vorazes e um dia já soube o nome de todas as cidades do Acre de cor, mas essas coisas a gente esquece com a idade.

Busca no blog

Leia

Leia
Cinema-Múndi: Uma viagem pelo planeta através da sétima arte

Leia também

Leia também
A Saga de Tião - Edição Completa

Ouça

Ouça
Sifonics & Lucas Paio - A Terra é Plana

Mais lidos

Leia também


Cinema por quem entende mais de mesa de bar

Crônicas de um mineiro na China


Uma história parcialmente non-sense escrita por Lucas Paio e Daniel de Pinho

Arquivo

Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *