Acredite
O estado mais legal do Brasil é o Acre. O que Plutão é para o Sistema Solar e o Espírito Santo é pra região sudeste, o Acre é pro nosso Brasil varonil. Que Mackay que nada, as próximas férias vou passar no Acre.
Uma das únicas notícias que vi sobre esse tão garboso estado foi há uns 5 anos, quando deu no rádio que urubus aos montes estavam pousando na central telefônica de uma cidade do Acre e atrapalhando a telefonia local e a telecomunicação do pessoal. Pensando bem, que pessoal? Posso estar sendo reducionista aqui, mas o que mais tem por lá além de onças-pintadas e narcotraficantes?
Ultimamente, porém, tenho visto bastante coisa na imprensa mencionando o Acre. Numa reportagem sobre o referendo, por exemplo: "Só falta uma urna para terminar a contagem dos votos - no Acre!".
Hoje saiu na Folha Online o resultado de uma pesquisa que mostra as capitais brasileñas com maior qualidade de vida. Beagá, quem diria, está em quarto lugar. A capital capixaba, quem diria mais ainda, ganhou medalha de prata. Brasília e Curitiba conquistaram ouro e bronze, respectivamente.
Em último lugar: Rio Branco, no Acre.
Decidido a encontrar pelo menos uma coisa boa no estado mais excluído do país, fiz uma rápida busca pelas notícias mais recentes no local, e descobri que:
>> A greve das universidades federais que está rolando aí teve como pioneira a Ufac (Universidade Federal do Acre).
>> A cidade com maior número de "nãos" (ou seria "nões"?) do referendo foi Marechal Thaumaturgo, no Acre, com 97,44% de "nães" (ou seria "nãos"?).
>> O Acre teve o menor número de inscritos no Enem.
>> Madre Paulina, a primeira santa brasileira (canonizada por JP2 há 3 anos) realizou seu primeiro milagre no Espírito Santo. O segundo milagre aconteceu em Rio Branco, no Acre.
>> Não é notícia, mas vale como conhecimentos gerais: o Acre possui 22 municípios. Só pra comparar, Sergipe, o menor estado do Brasil, tem 75.
Cantemos felizes, então, o ainda desconhecido Hino do Acre: "Que este sol a brilhar soberano / Sobre as matas que o vêem com amor / Encha o peito de cada acreano / De nobreza, constância e valor..."
0 comments :
Postar um comentário