15/01/2010

Faz frio na China

 

Você já deve ter visto nos jornais. O bicho tá pegando na Europa, nos Estados Unidos e também na Ásia, onde é o pior inverno em 40 anos. De tanto eu reclamar do calorento inverno belo-horizontino – ano passado, só precisei usar cobertor pra dormir durante 2 noites –, São Pedro está me dando o troco aqui em terras pequinesas. 


São 9 da noite enquanto escrevo essas linhas e lá fora faz -12°C, razão pela qual optei por pedir comida em vez de me embrenhar pelos ventos gélidos das ruas em busca de alimento. Dentro do quarto é mais tranqüilo, tem aquecedor e tudo mais, e apesar do frio tem sol o dia todo entrando pela janela. Mas quando a gente pisa na calçada... aí tem que usar três camisas, cachecol, gorro, luvas, protetor de orelha, dois pares de meias de lã, long johns (me recuso a dizer “ceroula”) e casacão. A chinesada também costuma usar máscara e já vi gente até de balaclava – ficando com cara, respectivamente, de doente e seqüestrador. 

E isso em Beijing, que fica no norte do país mas nem é tão setentrional quanto Harbin, por exemplo. Harbin, capital da província de Heilongjian, é famosa nessa época do ano por seu Festival de Gelo e Neve, repleto de esculturas enormes feito de água congelada que recriam, em tamanho gigante, de pessoas e dragões construções como a Cidade Proibida e o Empire State. 

A média de temperatura? Menos 30. Um amigo meu esteve por lá semana passada e disse que, mesmo usando seis pares de meia (!), ele não conseguia sentir os pés. Desse jeito, o frio de Ouro Preto durante o Festival de Inverno fica parecendo alta temporada em Acapulco. 


Atenção para o guidom: motociclista esperto já deixa as luvas acopladas. 

Mas tirando uns floquinhos aqui e ali, só nevou de verdade em Beijing em três ocasiões. A primeira foi bem cedo, no finzinho de outubro, como eu já contei aqui . Relendo o post agora eu acho engraçado, lembrando de quando a temperatura chegou a -2°C e todo mundo ficou assustado. Hoje em dia, quando faz dois graus negativos, dá vontade de passar o dia no parque. 

Quanto à neve: você já ouviu por aí que o governo chinês tem uma secretaria dedicada à manipulação climática? Parece subtrama de história dos X-Men, mas é verdade, pode conferir . Tanto a neve da noite de 31 de outubro quanto a seguinte, nove dias depois, foram estimuladas por 186 doses de iodeto de prata lançadas nas nuvens. Resultado: mais de 16 toneladas de neve (!!) caíram sobre Beijing. (Para os curiosos ou incrédulos sobre o processo de adulteração do clima, leia mais aqui ou consulte o seu professor de química favorito.) 


Campeão do gelo é quem jogar bola nesse campo aí. 

Neve demais atrasa vôos e atrapalha o trânsito, mas pra mim, que sou brasileiro e não esquio nunca, acho sempre um barato quando os primeiros flocos começam a cair. Guerras de bola de neve tornam-se corriqueiras e a gente não se importa em chegar em casa coberto de branco. Se depois essa brancura dá lugar à sujeira de gelo derretido misturado com barro que emporcalha a entrada dos restaurantes e te obriga a lavar os sapatos toda vez que se entra em casa, paciência. Quem tá na neve... 


"Vai me enterrar na neve?" 

0 comments :

Postar um comentário

Quem

Lucas Paio já foi campeão mineiro de aviões de papel, tocou teclado em uma banda cover de Bon Jovi, vestiu-se de ET e ninja num programa de tevê, usou nariz de palhaço no trânsito, comeu gafanhotos na China, foi um rebelde do Distrito 8 no último Jogos Vorazes e um dia já soube o nome de todas as cidades do Acre de cor, mas essas coisas a gente esquece com a idade.

Busca no blog

Leia

Leia
Cinema-Múndi: Uma viagem pelo planeta através da sétima arte

Leia também

Leia também
A Saga de Tião - Edição Completa

Ouça

Ouça
Sifonics & Lucas Paio - A Terra é Plana

Mais lidos

Leia também


Cinema por quem entende mais de mesa de bar

Crônicas de um mineiro na China


Uma história parcialmente non-sense escrita por Lucas Paio e Daniel de Pinho

Arquivo

Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *