25/09/2005

Nada como um tempo após um contra-tempo



Mês passado assisti a uma peça muito boa chamada Chico Rosa. É protagonizada por dois atores fazendo o papel de dois compositores famosos, e não estou falando de Chico César e Samuel Rosa. Trata-se de uma conversa de botequim (com direito a mesa e cerveja) entre Chico Buarque e Noel Rosa, cada qual com seu violão, tocando, cantando, batendo papo e improvisando. Os dois realmente se parecem fisicamente com seus personagens, e a voz do Chico cover é tão semelhante que chega a dar nervoso.

Na falta de um bom acervo de Noel Rosa aqui em casa, resolvi selecionar 15 músicas do Chico para compor o terceiro programa da Rádio bISELHO. Sambas, parcerias com cantoras e músicas infantis vêm inclusos no pacote. São eles:

Meu Caro Amigo
Clima de chorinho, uma flauta bacaníssima na introdução e a rima de "futebol" com "roquenról". Na peça, o Noel Rosa cover faz uma cara de intrigado quando o fake Chico canta esse verso, como se pensasse: "Que merda é essa de roquenról?".

Pelas Tabelas
Aqui o fim de um verso já emenda com o começo do outro, como em "Cadê teu suín-?", do Los Hermanos. "Eu pensei que era ela puxando o cor- / dão oito horas..."

Samba de Orly
Hoje fui até aquela lonjura chamada Confins pela quarta vez em 2005. Portanto, aí vai uma música sobre aviões, se é que é mesmo.

Noite dos Mascarados
Participação de Elis Regina, aquela que, segundo a repórter Fernanda Galvão (ver uns posts abaixo) é uma grande parceira do Los Hermanos. Essa eu vou usar no meu futuro musical da Chapeuzinho Vermelho. A Chapeuzinho vai olhar pro Lobo Mau e dizer: "Quem é você? Diga logo, que eu quero saber o seu jogo".

Feijoada Completa
Receita de caipirinha: uca, açúcar, cumbuca de gelo, limão. E vamos botar água no feijão.

Jorge Maravilha
Suposta composição de Julinho da Adelaide, pseudônimo do próprio Chico. "Você não gosta de mim / mas sua filha gosta".

Acorda, Amor
Outra do Julinho. Conselhos valiosos: não esqueça a escova, o sabonete, o violão.

Deixe a Menina

Samba do Grande Amor

Hmm, dois sambas dos quais não tenho muito o que dizer.

Passaredo
Espécie de "Matador de Passarinho" (do Rogério Skylab) ao contrário.

Façamos
Essa na verdade não é dele, é um jazz americano antigo ("Let´s Do It") que ganhou essa versão em português cantada por Chico e Elza Soares. O tema da letra é o mesmo da maioria dos funks cariocas, porém com um dose cavalar de sutileza.

História de Uma Gata
Saltimbancos é um barato. Das quatro músicas que apresentam os bichos-protagonistas do musical (jumento, cachorro, galinha, gata), essa é a melhor.

Todos Juntos
Mais Saltimbancos, eita meus sete anos!

Geni e o Zepelim
É sempre legal ver um compositor do alto escalão da MPB cantar, com a boca cheia: "Joga bosta na Geni..."

Vai Passar
E para fechar o programa de hoje, o melhor samba enredo de todos os tempos. Mas nunca foi samba enredo de verdade. Entre os de verdade, fico entre dois: "Me leva que eu vou, sonho meu... atrás da verde-rosa só não vai quem já morreu, ô..." e "Explode, coração... na maior felicidade...".

0 comments :

Postar um comentário

Quem

Lucas Paio já foi campeão mineiro de aviões de papel, tocou teclado em uma banda cover de Bon Jovi, vestiu-se de ET e ninja num programa de tevê, usou nariz de palhaço no trânsito, comeu gafanhotos na China, foi um rebelde do Distrito 8 no último Jogos Vorazes e um dia já soube o nome de todas as cidades do Acre de cor, mas essas coisas a gente esquece com a idade.

Busca no blog

Leia

Leia
Cinema-Múndi: Uma viagem pelo planeta através da sétima arte

Leia também

Leia também
A Saga de Tião - Edição Completa

Ouça

Ouça
Sifonics & Lucas Paio - A Terra é Plana

Mais lidos

Leia também


Cinema por quem entende mais de mesa de bar

Crônicas de um mineiro na China


Uma história parcialmente non-sense escrita por Lucas Paio e Daniel de Pinho

Arquivo

Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *