10/11/2010

Bloco do eu sozinho

11 de novembro é o Dia dos Solteiros.

Não tava sabendo? É porque a data só é comemorada na China. Foi criada por universitários de Nanjing (ou Nanquim) nos anos 90, provavelmente procurando novos pretextos para cair na farra. Nem precisava: afinal, a simples existência de um Dia dos Namorados transforma todos os outros 364 dias do ano em Dias dos Solteiros. Mas a desculpa dos nanquineses colou e a data se espalhou pela China.
 

O dia foi escolhido por motivos meramente matemáticos: a data 11/11 é formada por quatro solitários números 1. Imagino que daqui a um ano, em 11/11/11, a festança deva ser ainda mais especial. 

A comemoração do Dia dos Solteiros não é só uma esbórnia desregrada como você deve estar imaginando. A tradição manda que o dia comece com um café da manhã especial: quatro youtiaos (pauzinhos fritos de pão) representando os quatro 1s e um baozi (pãozinho cozido no vapor) representando o ponto no meio (eles escrevem "11.11"). 


E ainda tem que comer sozinho... 

Também há quem passe o dia vestido de verde, que seria a cor “oposta” do vermelho, simbolo clássico do amor. Conheço muitos diretores de arte que discordariam dessa definição, mas tudo bem. É à noite que os solteiros festejam seu dia de verdade. Solteiros convictos jantam com os amigos que também estão descomprometidos – cada um pagando a própria conta, claro. Quem quer aproveitar a data pra tentar desencalhar se aventura em “encontros às cegas” dos mais diversos tipos. Já vi um – popular inclusive entre europeus – que funciona assim: um número X de mulheres ocupam uma grande mesa, e uma quantidade igual de homens se revezam conversando por 5 minutos com cada uma delas. Todos carregam bloquinhos de anotações e rabiscam suas rápidas impressões sobre cada pretendente. Se, ao final, um determinado casal tiver opinões positivas e recíprocas a respeito um do outro, podem esticar o encontro e ver no que dá. Parece prova do “Em Nome do Amor”. 

Solteiros pelo mundo afora já fizeram outras tentativas de criar um dia só seus. Há uma versão comemorada em 14 de fevereiro, que é Dia dos Namorados em grande parte do mundo. É chamada de Singles Appreciation Day – algo como um “Dia do Orgulho de Estar Solteiro”, que em inglês abrevia-se SAD (“triste”). É meio esquisito festejar a solteirice no dia já reservado aos comprometidos – que nem comemorar o Dia do Saci no Dia das Bruxas –, tanto que muitos acabam preferindo o dia 13 ou o dia 15. 


Precisando de um ombro amigo? 

No Brasil, também temos um Dia dos Solteiros: acontece em 15 de agosto, que além diso é Dia da Informática, Dia do Analista de Sistemas e, segundo a Wikipedia , Dia do Smartphone (hein?) Ser um homem solteiro no Brasil, porém, não é tão desesperador quanto na China: aqui, existem 30 milhões de machos a mais do que mulheres. E a diferença continua a crescer – em 2005, para cada 100 menininhas chinesas que nasceram, foram 118 varões. Se eu fosse empresário na China, investia no mercado de bonecas infláveis.

Por isso, solteirões desse Brasil varonil: neste 11 de novembro, aproveitem a desculpa de uma data comemorativa do outro lado do mundo e celebrem sua solteirice da forma que melhor lhes convier. Você pode até adaptar a tradição chinesa e comer quatro churros e um pão de queijo no café da manhã, ou tomar quatro garrafas de cerveja e um copinho de pinga. E se for homem, ainda que sozinho, desiludido e desesperançoso, dê graças por não ter nascido na China.


Publicado originalmente no Boca de Gafanhoto

0 comments :

Postar um comentário

Quem

Lucas Paio já foi campeão mineiro de aviões de papel, tocou teclado em uma banda cover de Bon Jovi, vestiu-se de ET e ninja num programa de tevê, usou nariz de palhaço no trânsito, comeu gafanhotos na China, foi um rebelde do Distrito 8 no último Jogos Vorazes e um dia já soube o nome de todas as cidades do Acre de cor, mas essas coisas a gente esquece com a idade.

Busca no blog

Leia

Leia
Cinema-Múndi: Uma viagem pelo planeta através da sétima arte

Leia também

Leia também
A Saga de Tião - Edição Completa

Ouça

Ouça
Sifonics & Lucas Paio - A Terra é Plana

Mais lidos

Leia também


Cinema por quem entende mais de mesa de bar

Crônicas de um mineiro na China


Uma história parcialmente non-sense escrita por Lucas Paio e Daniel de Pinho

Arquivo

Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *