Zapeando a TV chinesa
*On*
Canal 1
Tá passando novela. As novelas chinesas não são muito diferentes das brasileiras ou das mexicanas: enquadramentos bem tradicionais, trilha melosa e atuações chinfrins. Essa aqui tem cara de história de época, a julgar pelo modelito Austin Powers da mocinha. Uma particularidade dos canais chineses é que grande parte tem legendas. São todas em ideogramas e não ajudam quem caiu na China de paraquedas, mas são uma mão na roda pra quem está tentando aprender o mandarim.
Canal 3
Propaganda de câmeras Canon. Um chinês ensaia pose de rapper e cara de mau, mas não dá pra meter medo com essa roupa brilhosa.
Canal 5
CCTV 5, canal de esportes. Esses 15 primeiros canais são todos da CCTV (Central China Television), a maior rede do país, de propriedade do governo. Em tempos de competições importantes, como os Jogos Asiáticos (que estão acontecendo agora e merecerão um post à parte), a CCTV 5 é o melhor canal pra se acompanhar. Não entendi direito o que estão jogando agora, parece mais um programa de calouros, mas a platéia está empolgada: gritam, levantam cartazes e chacoalham os onipresentes bastões de espuma coloridos.
Canal 6
CCTV 6, canal de filmes. Mas o que tá passando agora tem mais jeitão de novela. Barulhentas máquinas de construção atrapalham uma aula de inglês, levando os alunos a tamparem os ouvidos, mas a professora não está nem aí e continua a lição: green, sun, red ...
Canal 7
CCTV 7, um canal “militar e agrícola”, segundo a Wikipedia . Três soldados de roupa camuflada e bonezinho conversam perto de uma janela. Interessantíssimo.
Canal 9
A CCTV News é um dos poucos canais em inglês da TV chinesa. Jornalistas americanos, britânicos e chineses apresentam noticiários, programas de viagem e previsões do tempo na língua da rainha Elizabeth. Também existem CCTVs em espanhol, francês, russo, árabe e há boatos de que abrirão um em português.
Canal 10
CCTV 10, “Science and Education”. Um cara de óculos e jeitão nerd ensina a fazer um foguete com... garrafinhas? Me lembrou as experiências do Doc Brown no saudoso desenho de “De Volta Para o Futuro” que passava na TV Colosso. Depois mostram um velhinho espetando o foguete na grama, e o troço voa mais alto do que mistura de Diet Coke com Mentos. Parece que o foguete tinha um paraquedas que não funcionou, ou fui eu que não entendi mesmo.
Canal 11
CCTV 11, “Chinese Opera”. Ópera chinesa o dia inteiro. Devem usar para tortura, sei lá. Um pessoal de chapelões, roupas vermelhas e amarelas e barbas gigantes extremamente postiças cantam: “uéééém, uéééém”. A melodia dissonante, as vozinhas agudas e os cantores com o corpo parado mexendo a cabeça bem devagar não fazem meu estilo. Existem 1300 anos de ópera chinesa para encenarem, o que dá pra encher algumas décadas de programação 24 horas desse canal.
Canal 14
CCTV Kids. Foi aqui que vi o Bob Esponja falando mandarim, impagável. Agora, um bando de crianças participa de uma prova estilão Passa ou Repassa. Pirralhos de capacete vermelho se atracam com outros de capacete azul, jogando uma espécie de futebol americano em água suja e brigando pela bola como se luta pela vida. Um moleque consegue se desvencilhar da muvuca, escala os degrauzões de borracha, voa pendurado num cabo e acerta a bola na cesta. É um improvável misto de basquete, rugby, chiqueiro e Tarzan.
Canal 15
CCTV Music. Um clipe em desenho animado mostra um cão e um gato se abraçando, um bebê de topete, uma bateria e um violão que se tocam sozinhos. As criancinhas não cantam em chinês, que língua é essa? Pô, é italiano! E sem legendas. De onde tiraram que os chinesinhos vão entender isso, vai saber.
Canal 21
BTV 1, ou Beijing Television. Também é uma rede estatal e tem canais de arte, ciência, entretenimento, esportes, finanças e o escambau. Mas esse aqui tá na propaganda.
Canal 22
BTV 2. Propaganda de produto de beleza.
Canal 25
BTV 5. Também na propaganda. Na verdade, TODOS os canais da BTV, de 1 a 9, estão passando anúncios ao mesmo tempo. Não é lá a melhor das estratégias. Durante a Copa do Mundo, os intervalos comerciais duravam bem mais que o humanamente suportável. Chegavam a cortar 2 ou 3 minutos do segundo tempo só pra mostrar mais produtos.
Canal 29
BTV 9. Esse não está na propaganda: é SÓ propaganda. Tipo um Polishop da vida. A geringonça da vez é um massageador automático de pés, como direito a animação explicando como as engrenagens funcionam. Custa 999 yuans (R$ 250), e você ainda ganha um rodo de brinde.
Canal 33
Zhejiang TV. Zhejiang é uma província da costa leste chinesa, e assim como praticamente todas as outras províncias, tem seu próprio canal de TV. Só na minha televisão contei 19 canais provincianos, incluindo Neimenggu TV (Mongólia Interior), Guangdong TV (Cantão) e Xizan TV (Tibete). A maioria transmite historinhas, novelinhas, seriadozinhos pouco diferentes entre si. Essa aqui de Zhejiang parece ser uma novela de época e mostra um bando de soldados de chapéus cônicos vermelhos perseguindo carecas com tranças.
Canal 34
Shanghai TV. Propaganda de xarope. Em seguida, o comercial de um hospital ortopédico. Depois, de um refrigerante (estrelando gostosas de biquíni), seguido de outro de remédio – dessa vez com mascotes: dois comprimidos coloridos, felizes e saltitantes – e mais outro de remédio pra dor no joelho. Caramba, como deve ter doente em Shanghai.
Canal 45
Guizhou TV, outro canal de província (Guizhou fica no sul da China). O moleque de monocelha, piercing no nariz e cicatriz que está na tela é muito, mas muito feio.
Canal 58
Gansu TV. Chinês de peruquinha branca de advogado é sempre uma imagem engraçada.
Canal 69
O canal chama-se Happy Go Home Shopping. São 4h20 da tarde e estão mostrando garotas de lingerie, tiaras brilhantes e luvas até o cotovelo, vendendo sutiã que deixa os seios mais salientes.
Canal 77
“Channel Elan”. Tá passando um videoclipe de música romântica. O cantor caminha por uma floresta, cheirando as folhas e pensando na mulher amada. A legenda em inglês é puro chinglish:
While alive I am not able to do you proud
In death I wish to burn a light you
Burning like a matchstick with all my might
In death I wish to burn a light you
Burning like a matchstick with all my might
Canal 102
BAMC Music. Eric Clapton solando de olhos fechados no Hyde Park. Finalmente música boa!
Canal 121
Reading Channel. Isso mesmo, um canal de leitura. Uma senhorinha discursa atrás de uma bancada cheia de flores. Tão empolgante quanto aquela sua aula de literatura clássica no colégio. Os canais seguintes são semelhantes e tem um de serviços legais, outro de dicas financeiras, mais outro de orientação vocacional. O que no Brasil seria um programa exibido às 6 da manhã para poucos gatos-pingados, na China vira um canal inteiro.
Canal 142
Um cara joga videogame e dá dicas a respeito. O canal é só isso o dia todo, dicas de videogame. Se fosse Super Mario World ou Street Fighter II, eu até animava de assistir.
Canal 163
BAMC Baby. Mulheres conversando (sobre bebês, a julgar pelo nome do canal). Engraçado é notar, lá no fundo, um retrato do Einstein com a linguona de fora.
Canal 165
BAMC I Go. Já jogou Go ? É um jogo de tabuleiro chinês, com pecinhas redondas brancas e pretas. Este canal exibe partidas de Go o dia inteiro, com análises embasadas sobre as táticas e estratégias utilizadas. E não é só ele: o canal 222 (Tianyuan I Go Channel) faz o mesmo. Sugiro que diversifiquem e invistam em canais de War, Master, Adedanha e Pula Pirata.
Canal 170
CCTV Golf & Tennis. Juntaram os dois esportes notoriamente mais chatos de assistir e puseram num canal só. Deve ser bom pra curar insônia.
Canal 173
Handwriting Channel. Um canal só de caligrafia. Um velhinho exibe sua destreza no pincel em um programa que parece antigão, o que não é se admirar – o universo da caligrafia não é exatamente recheado de novidades.
Canal 217
English Teaching. Um bicho roxo esquisito conversa em chinês e inglês com uma fêmea cor-de-rosa da mesma espécia. “You are not a woman, you are a girl ”, ele informa à antenuda. Será mesmo?
Canal 226
Drama Channel. O velhinho de chapéu preto, bigodão loiro e bambu na mão parece saído de uma comédia, não de um drama. Impressionante: mais de duzentos (!!) canais e não houve absolutamente nada que atraísse minha atenção por mais que alguns minutos. No fim das contas, a TV chinesa não é assim tão diferente da brasileira. Melhor parar por aqui.
*Off*
Boca de Gafanhoto , China , TV
0 comments :
Postar um comentário