22/11/2010

7 esportes que você só vê nos Jogos Asiáticos

Assim como temos o Pan, nossa mini-olimpíada continental, a Ásia também reúne seus atletas a cada quatro anos para os Jogos Asiáticos . A edição 2010 começou no último 12 de novembro em Guangzhou (ou Cantão), no sul da China, e se estende até o próximo sábado, dia 27. São quase 10 mil atletas participantes vindos de 45 países diferentes, do Afeganistão ao Vietnã.

Os esportes também não são poucos: além de todos aqueles que a gente conhece, também valem medalhas as competições de críquete, softbol, rugby e até bilhar e xadrez. Neste post, conheça alguns esportes que você não vê no Pan, nos Jogos Olímpicos e nem nas Olimpíadas do Faustão:

 
1. Barco dragão 


Se os barquinhos do rio São Francisco exibem carrancas em suas proas, os chineses têm seu barco com cabeça de dragão. As origens da embarcação vêm lá do século III antes de Cristo, e na China existe até um feriado chamado “Festival do Barco Dragão”. 

Numa competição da modalidade hoje em dia, cada barco é movido por 20 remadores, que seguem o ritmo ditado por um percussionista batucando alucinadamente. As imagens no vídeo não estavam em fast-forward: a velocidade é aquela mesmo. Só faltou cuspirem fogo. 

 
2. Sepaktakraw 

É uma mistura de futevôlei com artes marciais. São três de cada lado, uma rede no meio e uma bola de bambu trançado chamada takraw (daí o bizarro nome do esporte). Como no futevôlei, só não é permitido usar as mãos, mas aqui as acrobacias para acertar a bola no chão adversário são dignas de O Tigre e o Dragão . Bicicletas, voadoras e movimentos do tipo são corriqueiros e tornam o sepaktakraw bem divertido de assistir. 

Maior campeão nos Jogos Asiáticos: Tailândia (14 ouros), seguido por Malásia (3 ouros) e Vietnã (2 ouros). 

 
3. Kabaddi 

A primeira impressão é de que estão fazendo a dança do siri. Mas embora os movimentos pareçam engraçados, o kabaddi é um jogo de combate. Cada time tem 7 membros e o desafio é encostar em um integrante do time rival sem que ninguém encoste em você. Uma espécie de pic-pega profissional. 

A exagerada definição da Wikipedia diz: “ Muitos mestres de kabaddi, usando seu quase miraculoso controle corporal, conseguem esticar seus membros para atingir oponentes que estão do outro lado da sala ”. Parece familiar? Sim, o Dhalsim de Street Fighter era um mestre do kabaddi! 

Maior campeão nos Jogos Asiáticos: Índia (5 ouros), seguida bem de longe por Bangladesh (3 pratas) e Paquistão (2 pratas). 

 
4. Go 

Aí você pergunta: o que é que um jogo de tabuleiro está fazendo numa competição esportiva? Bom, os orientais tratam esses jogos como “esportes mentais”. É a chance para que até o maior sedentário possa se considerar atleta e levar medalha pra casa. 

O Go – ou weiqi , em chinês – é um jogo estratégio e seus praticantes se alternam posicionando, uma a uma, pecinhas brancas e pretas. Ganha quem tiver a maior área do tabuleiro sob seu domínio. 

 
5. Dança esportiva 

Chacoalhar o esqueleto em frente a um júri não é exclusividade da Dança dos Famosos do Faustão. A dança esportiva não tem muito segredo: é dança mesmo, com música tocando e casal bailando, julgados por ritmo, movimento, interpretação e outros quesitos. 

Embora tenha derivado da dança de salão, a competição não se resume a um estilo só: tem tango, valsa, foxtrot, chá-chá-chá e até samba. Chineses, filipinos, tailandeses e vietnamitas caindo no samba? Só mesmo nos Jogos Asiáticos. 

 
6. Xadrez chinês 

Mais um jogo de tabuleiro. Tanto o xadrez ocidental quanto o xadrez chinês fazem sua estréia nos Jogos Asiáticos 2010. O esquema é bem parecido com o xadrez que todos conhecemos: 16 peças de cada lado, cada uma com um movimento particular. Ao invés de reis, bispos e torres, temos generais, guardas, carros, canhões e peças com nomes diferentes para cada jogador, como soldado/bandido e ministro/elefante (!). O objetivo é capturar o general rival ou deixar o adversário sem jogadas possíveis. 

 
7. Wushu 

Literalmente, wushu significa “artes marciais”. O nome abrange várias modalidades, algumas de exibição, outras de confronto direto. Certos estilos incluem até espadas, mas elas são molengas e feitas de plástico, e não metem o medo que deveriam. De qualquer forma, é um barato acompanhar as piruetas mirabolantes de atletas extravasando a raiva e voando pelos ares como quem executa um tchep-tchep-tchugen. 

Maior campeão nos Jogos Asiáticos: China (34 ouros), seguida bem de longe por Tailândia e Malásia (2 ouros cada). 

0 comments :

Postar um comentário

Quem

Lucas Paio já foi campeão mineiro de aviões de papel, tocou teclado em uma banda cover de Bon Jovi, vestiu-se de ET e ninja num programa de tevê, usou nariz de palhaço no trânsito, comeu gafanhotos na China, foi um rebelde do Distrito 8 no último Jogos Vorazes e um dia já soube o nome de todas as cidades do Acre de cor, mas essas coisas a gente esquece com a idade.

Busca no blog

Leia

Leia
Cinema-Múndi: Uma viagem pelo planeta através da sétima arte

Leia também

Leia também
A Saga de Tião - Edição Completa

Ouça

Ouça
Sifonics & Lucas Paio - A Terra é Plana

Mais lidos

Leia também


Cinema por quem entende mais de mesa de bar

Crônicas de um mineiro na China


Uma história parcialmente non-sense escrita por Lucas Paio e Daniel de Pinho

Arquivo

Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *