19/11/2010

O palácio que não é palácio, o lago que não é lago e o barco que não é barco: uma tarde no Palácio de Verão

 

A melhor época para visitar o Palácio de Verão é na primavera. O verão de Beijing é de fritar a pele e a cuca, e instalar lá dentro um ar-condicionado está fora de cogitação: assim como a Cidade Proibida não é uma cidade, o Palácio de Verão não é bem um palácio. Seu nome em chinês, Yíhé Yuán, significa literalmente “Jardins da Harmonia Cultivada”. Na prática, é um imenso complexo de 2,9 quilômetros quadrados, repleto de pavilhões, corredores, templos, pontes, jardins, montes e água, muita água. A proporção de terra e água é que nem o nosso planetinha azul: são três quartos de H2O. 

O lago Kunming, que torna a água tão predominante no Palácio de Verão, é inteiramente artificial, mas já faz tanto tempo que dá pra considerá-lo natural. A terra escavada foi usada para erguer o Monte da Longevidade, que tem 60 metros de altura e um porção de templozinhos incrustados no topo. No início dos anos 1990, fizeram a primeira limpeza no lago, depois de dois séculos e meio de porcaria acumulada. Encontraram até 200 bombas da época da Guerra Sino-Japonesa (1937-1945). Hoje em dia, dá pra singrar o Kunming de barquinho, ou até patinar sobre suas águas congeladas, no inverno. 

 

Construído inicialmente como jardim imperial em 1750, o Palácio de Verão foi feito em pedacinhos pelas forças anglo-francesas em 1860, que tocaram o terror em Beijing e só deixaram de pé a Cidade Proibida e olhe lá. Reerguido em 1888, servia de refúgio para a nobreza chinesa durante os escaldantes verões pequineses até o fim do Império. Hoje é Patrimônio da Humanidade e um dos pontos mais visitados da capital chinesa. 

O Yíhé Yuán é bom tanto para os turistas ávidos por tirar umas fotos bacanudas, quanto para os visitantes sem compromisso. À esquerda da entrada principal dá pra caminhar à toa, observar a paisagem e ficar perdido na matinha. À direita ficam as atrações mais famosas do Palácio, como o Longo Corredor, que faz jus ao nome: 728 metros de uma ponta à outra, decorado por 14 mil pinturas (!!) em suas pilastras e tetos. 

 

O campeão de visitas é o enorme Barco de Mármore, que não é propriamente de mármore – foi feito de madeira e pintado para se parecer com a rocha – e nem foi feito para navegar, só pra ficar parado e embelezar a beira do lago. O barcão era o xodó da Imperatriz Cixi, que desviou 30 milhões de taéis de prata para reconstruir e expandir o Palácio de Verão, dando atenção especial à pseudo-marmórea embarcação. 

A grande ironia: essa dinheirama seria destinada à Marinha Imperial Chinesa, que continuou com uma frota ultrapassada e acabou perdendo a guerra contra os japoneses poucos anos depois. Tudo bem, guerras vêm e vão, e o barco permanece até hoje, atraindo uma boa grana para o Palácio todos os dias. Mas se eu fosse um marinheiro chinês naquela época, ah, como eu odiaria esse troço... 

 

 

Cixi, a famigerada imperatriz que desviou grana pra reformar o Palácio. Que dedos são esses?! 

 

O Longo Corredor: vazio de um lado... 

 

...cheio do outro (com direito a chinês de barba grande e chapéu cônico) 

 

Uma das milhares de pinturas do Longo Corredor. 
   
Um painel de "previsão de turistas"! (Ontem: 41 mil. Previsão para hoje: 32 mil.) 

 
 
Até a iluminação e os orelhões ganharam telhadinhos orientais.   

 

Isso é que é medo: prendem o dragão até quando é de pedra. 

 

O elefante de plantas teve mais sorte. Mas espere chegar o inverno... 

 

E tem o Boi de Bronze: mais de 250 anos nas costas e ainda bem conservado. 

 

As "florzinhas" do Palácio: lembram mais as flores mutantes transformadas pelo ooze em "Tartarugas Ninja II". 
   
Milagre: uma atração turística chinesa vazia! 

 

Outro milagre: um banheiro 4 estrelas! 

 

Quem precisa de pente quando se tem um lagão desses à frente? 

 

Eh... pra que lado fica mesmo? 

0 comments :

Postar um comentário

Quem

Lucas Paio já foi campeão mineiro de aviões de papel, tocou teclado em uma banda cover de Bon Jovi, vestiu-se de ET e ninja num programa de tevê, usou nariz de palhaço no trânsito, comeu gafanhotos na China, foi um rebelde do Distrito 8 no último Jogos Vorazes e um dia já soube o nome de todas as cidades do Acre de cor, mas essas coisas a gente esquece com a idade.

Busca no blog

Leia

Leia
Cinema-Múndi: Uma viagem pelo planeta através da sétima arte

Leia também

Leia também
A Saga de Tião - Edição Completa

Ouça

Ouça
Sifonics & Lucas Paio - A Terra é Plana

Mais lidos

Leia também


Cinema por quem entende mais de mesa de bar

Crônicas de um mineiro na China


Uma história parcialmente non-sense escrita por Lucas Paio e Daniel de Pinho

Arquivo

Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *