Os Chineses
Uma boa pedida para quem quer entender um pouco mais da China e ir além dos estereótipos: o livro Os Chineses, da Cláudia Trevisan. A Cláudia é uma jornalista brasileira que mora em Beijing e tem um blog no Estadão . Seu livro dá uma pincelada em trocentos assuntos relativos à China, da recente e desenfreada corrida pelo enriquecimento às antigas tradições que resistiram ao tempo. A leitura flui fácil, entremeada por um batalhão de curiosidades e fotografias.
Dá pra dividir o livro em três partes. As primeiras 150 páginas esmiúçam a China contemporânea. São capítulos dedicados a alimentação, medicina, costumes, o contraste entre o campo e a cidade, as minorias étnicas, o papel das mulheres e os números assustadores do crescimento econômico chinês.
A segunda parte trata da longuíssima História chinesa. Mesmo resumindo em 100 páginas séculos e mais séculos de dinastias, rebeliões e revoluções, ajuda a corrigir uma falha que vem desde os nossos tempos de colégio. A gente não aprende nada sobre a China na escola. Aliás, a Ásia em geral é solenemente ignorada. Vemos um Japão ali na Segunda Guerra, um Vietnã brigando com os Estados Unidos acolá, e só. E não é por falta de assunto: se o século XX foi especialmente agitado na História Mundial, na chinesa, então, nem se fala.
Os últimos capítulos de Os Chineses falam da arte do país. Entram aí os quatro grandes clássicos da literatura, a cantoria dissonante da Ópera de Pequim, as artes marciais e o cinema que emergiu nas últimas décadas. Longe de esgotar qualquer um desses temas, os textos são bons pontos de partida para interessar o leitor no assunto e fazê-lo procurar mais por conta própria.
No site da editora dá pra baixar um PDF com a introdução e o primeiro capítulo, e ainda conferir outros volumes que fazem parte da mesma coleção, intitulada “Povos e Civilizações”. Até agora já foram publicados Os Japoneses , Os Americanos ,Os Espanhóis , Os Franceses , Os Italianos , Os Portugueses e O Mundo Muçulmano . Apóio a idéia e incentivo o lançamento de Os Alemães, Os Britânicos, Os Russos, Os Indianos, Os Coreanos, Os Cubanos, Os Escandinavos, Os Esquimós . Chega de deixar que a nossa referência de outros povos sejam as novelas gloriapereanas.
Os Chineses
Cláudia Trevisan, 2009
Editora Contexto
Publicado originalmente no Boca de Gafanhoto
0 comments :
Postar um comentário