21/03/2009

Os textos inacabados do Biselho # 14

Em dezembro de 2006...



Anne Frank
Diário de Uma Jovem


Às vezes os diários são mais interessantes que autobiografias por causa do fator "calor do momento". Na autobiografia o cara lembra de histórias passadas, brigas que já foram, e examina tudo à luz das conseqüências. Se com o passar do tempo aquilo perdeu importância pra ele, periga ele nem mencionar no livro, e com isso

No diário não: a menina tá puta com a mãe, vai lá e solta os cachorros com o amigo imaginário de celulose.

diários diferente de autobiografias, diários mostram o que a pessoa achava daquilo no dia, autobiografias são escritas depois, quando os animos ja esfriaram, a pessoa ja mudou, às vezes autobiografias não mencionam certas pessoas com quem o autor conviveu durante ano pq essa pessoa ja perdeu importancia pra ele, mas se fosse na epoca mencionaria

É por razões como essa que o diário de Anne Frank se torna uma leitura fascinante. Escrito numa fase especialmente conturbada para garotas, dos seus 13 aos 15 anos, durante um período mais conturbado ainda para a humanidade, de 1942 a 1944.

O diário começa com um relato bem-humorado do dia-a-dia de Anne na Holanda, a escola, os namoricos,

Poucas páginas depois, porém, sua família é obrigada a escapar da perseguição aos judeus e se mudar para um esconderijo num prédio no centro de Amsterdam, apelido por seus ocupantes clandestinos de "Anexo Secreto".

poucas paginas após o início do diário, que começa com um relato bem-humorado do seu dia-a-dia na Holanda, a família de anne foi obrigada a se mudar para um esconderijo, num prédio no centro de amsterdam, apelidado de "Anexo Secreto" por seus ocupantes clandestinos. junto de anne, seus pais e sua irmã, também viveram nesses 2 anos uma outra família e um dentista avulso. eram ajudados por outras pessoas.

curiosidades como as "Regras do Anexo Secreto", escrita por um dos moradores, com trechos como: "Todo idioma civilizado é permitido, portanto nada de alemão"

Brigas por causa de banalidades e todas as angústias adolescentes por que ela passava convivem no diário com minuciosas descrições sobre a moradia, o cotidiano do esconderijo, as comidas ou a falta delas, o banheiro, o medo de serem pegos e as notícias da guerra, que vão se tornando cada vez mais freqüentes nos relatos de Anne à medida em que a guerra se aproxima de um fim, culminando com o desembarque dos aliados no Dia D e a esperança de que a Holanda seja libertada da ocupação alemã.

De fato foi. Mas em agosto de 1944,

ainda hoje há dúvidas sobre a autenticidade do diário
no epílogo: "À parte algumas passagens, que pouco interessariam o leitor, foi impresso o texto original."

*****

Em março de 2009...

Taí um texto realmente inacabado: parágrafos incompletos, rascunhos desleixados e um monte de frases que terminam no meio. Dois meses depois eu tive a oportunidade de visitar a casa de Anne Frank, uma experiência realmente

0 comments :

Postar um comentário

Quem

Lucas Paio já foi campeão mineiro de aviões de papel, tocou teclado em uma banda cover de Bon Jovi, vestiu-se de ET e ninja num programa de tevê, usou nariz de palhaço no trânsito, comeu gafanhotos na China, foi um rebelde do Distrito 8 no último Jogos Vorazes e um dia já soube o nome de todas as cidades do Acre de cor, mas essas coisas a gente esquece com a idade.

Busca no blog

Leia

Leia
Cinema-Múndi: Uma viagem pelo planeta através da sétima arte

Leia também

Leia também
A Saga de Tião - Edição Completa

Ouça

Ouça
Sifonics & Lucas Paio - A Terra é Plana

Mais lidos

Leia também


Cinema por quem entende mais de mesa de bar

Crônicas de um mineiro na China


Uma história parcialmente non-sense escrita por Lucas Paio e Daniel de Pinho

Arquivo

Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *