19/03/2009

Os textos inacabados do Biselho # 12

Em outubro de 2006...



O grande malandro da praça

Chico Buarque é um farsante. Depois de passar uns bons quatorze anos tendo o cara em alta conta por ser ele o mentor da zôo-ópera Os Saltimbancos, o compositor de canções tão díspares de sua obra usual como "A Cidade Ideal"

Top 4 canções saltimbânquicas:

4. Minha Canção
3. A Cidade Ideal
2. História de Uma Gata
1. Todos Juntos

*****

Em março de 2009...

Como não terminei nem a segunda frase do post, deixei de explicar o motivo do "farsante": sempre tinha achado que Chico Buarque era o compositor e letrista de todas as canções dos Saltimbancos, disco fantástico que tem a Nara Leão, a Miúcha e outras figuras, além de músicas excepcionais como as citadas acima. Na verdade, ele traduziu as letras para o português, a partir do original em italiano de Sergio Bardotti (texto) e Luiz Enriquez (música). Não deixa de ser uma excelente adaptação, mas que não é dele de verdade, não é. Tem um DVD muito bom sobre a obra, "Chico Buarque - Saltimbancos", décimo primeiro de uma série de doze. Assistam.

0 comments :

Postar um comentário

Quem

Lucas Paio já foi campeão mineiro de aviões de papel, tocou teclado em uma banda cover de Bon Jovi, vestiu-se de ET e ninja num programa de tevê, usou nariz de palhaço no trânsito, comeu gafanhotos na China, foi um rebelde do Distrito 8 no último Jogos Vorazes e um dia já soube o nome de todas as cidades do Acre de cor, mas essas coisas a gente esquece com a idade.

Busca no blog

Leia

Leia
Cinema-Múndi: Uma viagem pelo planeta através da sétima arte

Leia também

Leia também
A Saga de Tião - Edição Completa

Ouça

Ouça
Sifonics & Lucas Paio - A Terra é Plana

Mais lidos

Leia também


Cinema por quem entende mais de mesa de bar

Crônicas de um mineiro na China


Uma história parcialmente non-sense escrita por Lucas Paio e Daniel de Pinho

Arquivo

Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *